top of page

Ações do PSE ajudam no desenvolvimento integral dos alunos das escolas municipais






Os projetos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Secretaria Municipal de Saúde, auxiliam diretamente no desenvolvimento integral dos alunos das escolas e creches da rede municipal de ensino. Diariamente, os profissionais do Programa visitam as unidades escolares para desenvolver ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.




O secretário municipal de Educação, Marcelo Feres, que tem visitado as unidades de forma rotineira, acompanhou uma dessas ações na Escola Municipal Lions II, no Parque São Jorge, onde foi desenvolvido o projeto de orientação nutricional.


“A Escola é um local privilegiado para que ocorra esse encontro da educação e da saúde, é um espaço propício para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral. O trabalho do PSE ajuda a eliminar as barreiras da educação e a formar cidadãos”, destacou o secretário.




Nesta segunda-feira (28), o PSE levou vacinação itinerante na Escola Municipal Alcindor de Moraes Bessa; o Projeto Escola Protetora da Mulher (Agosto Lilás), na Escola Municipal Olavo Alves; ofereceu supervisão a estagiários do Curso de Fonoaudiologia do UNIFLU, por meio do Projeto Saúde Auditiva nas Escolas, na sede do PSE; e ofertou, ainda, o Projeto Tudo Bem Se Emocionar à Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha.


Terça-feira (29), a Escola José do Patrocínio também foi contemplada com o Projeto Bullying Não é Legal; e a Escola João Borges Barreto, em Ururaí, com Capacitação em Plano de Escape Escolar, em parceria com a Defesa Civil. Já a Escola Lions II recebeu novamente o projeto Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil. Na quarta-feira (30), a culminância do projeto Construindo Valores nas Escolas acontecerá na EM Francisco de Assis. E o projeto Tudo Bem Se Emocionar voltará à Escola da Penha.



Na quinta-feira (31), o PSE promoverá a palestra Gênero e Diversidade Sexual: Diálogos Para o Respeito as Diferenças, no auditório da Prefeitura de Campos, em parceria com a Secretaria de Saúde. No mesmo dia, haverá vacinação itinerante na Creche Francisco de Assis; Capacitação em Plano de Escape Escolar na EM Lions; e Roda da Saúde na EM Walter Siqueira.


Sexta, 1º de setembro, em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos, será desenvolvido o projeto Saúde Coletiva com aferição de pressão arterial e glicemia capilar na EM Maestro Villa Lobos. Fechando a semana, no sábado (2), o PSE atuará no Projeto Caravana da Educação na EM Santa Terezinha para os moradores da Baixada Campista.



27 visualizações

Commentaires


bottom of page