top of page

Abertas as inscrições para 18ª OBMEP nesta quarta-feira



As inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram abertas nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, e prosseguem até 17 de março de 2023, no site do concurso, onde também podem ser conferidos o calendário e o regulamento do processo. Todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio podem participar, segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

Para fazer a inscrição, basta clicar no banner "Inscrições abertas para a 18ª OBMEP", inserir o código INEP da unidade escolar e preencher os seis passos solicitados. Em caso de dúvida, as escolas podem escrever para o e-mail contato@obmep.org.br ou fazer contato por telefone (21)2529-5084. “A primeira fase de provas vai acontecer em 30 de maio e a segunda no dia 7 de outubro deste ano”, disse Marcelo.


Este ano, o concurso vai fazer uma homenagem ao bicentenário de Alfred Russel Wallace, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico nascido em 1823. Entre 1848 e 1852, viajou ao Brasil coletando espécimes animais na Floresta Amazônica. Em 1858, junto com Darwin, apresentou à Sociedade Linneana de Londres a teoria da seleção natural que mudou a compreensão de mundo.

Na edição do ano passado, o município de Campos recebeu uma medalha de bronze, conquistada pela aluna Nayara da Silva Nogueira, da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho. Além disso, Campos também foi contemplada com três menções honrosas, destinadas às estudantes Isa dos Santos Souza e Maysa de Souza Chagas, também da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, e Maryana Lysandro Machado, da Escola Municipal Olga Linhares.

Para a Coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ana Márcia Scot, a Olimpíada contribui para uma melhor qualidade na aprendizagem, através do desenvolvimento de inúmeras habilidades. “A OBMEP também promove inclusão social por meio da difusão do conhecimento. É importante ressaltar que um dos objetivos da OBMEP é incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para interação das escolas com as universidades públicas e institutos de pesquisa através dos programas de Iniciação Científica”, afirmou.

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


8 visualizações
bottom of page