top of page

Administração e Educação entregam certificados do Método PIE



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SMARH) entregaram cerca de 60 certificados do Método PIE (Método de Performance de Inteligência Emocional) nesta quarta-feira (7). O curso foi voltado para gestores e vice-diretores da rede municipal de ensino. A cerimônia de certificação aconteceu na Cidade da Criança Zilda Arns.


O evento contou com a participação da subsecretária de Educação, Rita Abreu, que representou o secretário da pasta, Marcelo Feres; o subsecretário de Administração e Recursos Humanos, Felipe Augusto da Conceição; a diretora de RH da Seduct, Lilian Neto; a coordenadora do Programa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past), Lívia Paes, e representando o prefeito, Wladimir Garotinho, o subsecretário da Casa Civil, Suledil Bernardino.





O coordenador do Programa TreinaRH, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Wilson Heidenfelder, explicou que o método é desenvolvido através do programa TreinaRH, em parceria com o RH da Seduct e o Past.


"Foram módulos trabalhados durante 5 semanas e durante esse tempo os gestores e vices trabalharam questões como gestão de conflitos, liderança, entre outras atividades. O foco do programa é a saúde do trabalhador e já estamos pensando no próximo treinamento para que outras pessoas possam participar", adiantou Wilson.


A subsecretária de Educação destacou que a Rede Municipal conta hoje com 56 mil alunos e 231 unidades escolares, entre escolas e creches. "É muita gente sob nossa tutela e temos que saber agir, tomar decisões rápidas. Fui diretora por 14 anos e sei como é difícil lidar com o ser humano e não absorver o problema do outro. E se o gestor não estiver bem, ele não consegue desempenhar bem o seu papel. Temos cerca de 500 gestores e vices com vários cursos de formação no currículo, mas também é importante ter o cuidado com o emocional", disse Rita.




Lílian Neto destacou que o programa foi pensado com muito carinho para os gestores. "Essa capacitação nasceu da preocupação com os gestores, pois muitos estão cansados e quando a liderança fica fragilizada, quando o gestor não está bem, nada funciona. Trabalhar a parte de saúde mental é muito importante. Falar de si mesmo e não das escolas, dos problemas profissionais. É essencial trabalhar o auto cuidado, o conhecimento, o saber, o dizer não e o até onde ir", ressalta Lílian.




O método PIE foi aprovado pelos diretores. Gestora da Creche João Perdecene Neto, Elaine Cristina Reis da Silva, disse que o curso foi muito interessante. "Foi bastante relevante porque nos ajudou a lidar com o emocional, com o nosso eu. Aprendi muito e me ajudou na execução do meu trabalho no dia-a-dia", disse Elaine.


"O método me ajudou muito, foi bastante válido. É muito raro um treinamento voltado para a nossa saúde emocional, por isso, fiquei muito feliz porque aprendi a refletir, olhar para o meu eu interior e ter calma. Eu era insegura, precisava de uma motivação para continuar meu trabalho. Descobri que estava doente e precisando de ajuda. Eu não tenho palavras, só agradecer." finalizou a gestora da Creche Hermany Coutinho, Patrícia Almeida.


O Método PIE


O método PIE é um programa que reúne os conceitos básicos da programação Neurolinguística, Psicologia positiva, Comunicação não violenta, Coaching como práticas integrativas e complementares em Saúde. Voltado para o atendimento psicossocial de gestores educacionais da Rede Pública Municipal.




142 visualizações

Yorumlar


bottom of page