Alunas com idades entre 11 e 14 anos, da E.M. Professora Wilmar Cava Barros, participaram, na última sexta-feira (8) do Projeto Papo Calcinha. A ideia surgiu a partir do olhar profissional da Cuidadora Vânia Justino, ao atender à necessidade de uma aluna do 6⁰ ano, que havia menstruado pela primeira vez durante horário de aula. Percebendo que a adolescente não sabia usar absorvente e tinha dúvidas sobre as mudanças recém ocorridas em seu corpo, Vânia levou a demanda à Direção que, organizou um grupo de profissionais para agir, surgindo a proposta do projeto, visando desmistificar dúvidas sobre a saúde íntima feminina.
À frente do Projeto estiveram Marcella Lopes, mediadora; Helen Ribeiro, auxiliar de turma; a própria Vânia Justino e as professoras de Educação Física, Walquíria Barroso Geraldo e Ludmila Arruda, que conduziram o bate-papo. Participaram do encontro 26 alunas. O projeto contou com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE), que disponibilizou absorventes para que fossem distribuídos às estudantes.
Walquíria Barroso falou sobre a importância desse tipo de ação dentro do espaço escolar: "Nossa Escola é um espaço rico em oportunidades e experiências ímpares para nossos estudantes. Cada ação pedagógica visa desenvolver e estimular o autocuidado intimamente ligado à autoestima e ao autoconhecimento, visto que estes elementos fortalecem a confiança deles em si mesmos. Impactam suas decisões diárias e proporcionam o conhecimento dos limites do corpo e da mente. A nossa Educação Física Escolar descortina mitos e tabus acerca da Saúde Humana, que são significativamente abordados com cientificidade, delicadeza e prudência".
Ludmila Arruda reforça a necessidade de ações afirmativas como a realizada na E.M. Wilmar Cava Barros: "A educação física escolar vai muito além de um jogo de bola. Desenvolvemos a socialização, disciplina, motricidade, afetividade e consciência corporal, entre outros. Nosso projeto contempla a área da consciência corporal, em conjunto com a valorização da saúde e autocuidado, assim como higiene de meninas na fase da puberdade, a transição da infância para a fase adulta, a famosa adolescência, marcada por mudanças físicas, sociais e emocionais. Com esse projeto, tentaremos ajudar nossas meninas a aprenderem a se cuidar e, principalmente, ter conhecimento, sobretudo as etapas desse período", ressaltou.
A aluna Heloísa Barbosa Moreira, 12 anos comemorou: “Eu gostei bastante! Achei bem legal, interessante e útil. Aprendi várias coisas sobre o nosso corpo e sobre menstruação, uma coisa que todas as meninas têm. Acho que todas precisavam participar de uma conversa assim”, concluiu Heloísa.
Fotos: Por Karina Costa
Comments