top of page

Alunos da EJA visitam laboratório de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos



Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal 29 de Maio viveram uma semana diferente. Eles visitaram o laboratório de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e participaram de uma aula prática de confecção de pomadas, cremes e álcool em gel. A ação foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) com a FMC.


O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, disse que a ação é importante para que os alunos possam conhecer outras realidades e profissões. “O PSE visa à promoção da Saúde Integral do Estudante e poder fazer parte de uma atividade em que os estudantes da EJA tenham a oportunidade de vivenciar uma realidade de uma instituição de Ensino Superior, proporciona um despertar nesses jovens e adultos a oportunidade de um futuro cheio de esperança em que a Educação é e sempre será o melhor caminho”, explicou.


A coordenadora da EJA, Greice Souza relatou que ações como essas são de suma importância para a EJA. “Além de elevar a autoestima e valorizar nossos alunos, através dessas parcerias estamos proporcionando também a oportunidade de conhecer e decidir por cursos, formações aperfeiçoando assim seus conhecimentos e ajudando sua inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, estamos indo ao encontro dos propósitos da EJA, que é preparar nosso aluno para vida e para o mercado de trabalho”, contou Greice.



Professora da FMC que atua na Curricularização da Extensão, Inez Barcellos de Andrade, ressaltou a importância da parceria com o PSE. “O Programa Saúde na Escola é muito importante e na ação realizada nos Laboratórios da FMC, com estudantes do EJA e do Curso de Graduação Farmácia da FMC, do componente Farmacotécnica, ministrado pela professora Jaise Ferreira, foi possível a interação dos alunos das duas instituições, compreendendo as diferentes etapas, a partir de uma experiência em que atuaram no processo”, explicou.


Coordenadora de Extensão da FMC, a professora Odila Maria de Carvalho Mansur disse que a proposta de programas e projetos de extensão, com ações envolvendo a comunidade externa, já ocorre na FMC e tende a ser ampliada. “Estamos muito satisfeitos e essa é a nossa função na sociedade, trabalharmos juntos em busca do desenvolvimento, oportunidades e melhorias do nosso entorno”, pontuou.


Professora titular do curso de Graduação em Farmácia da FMC, Jaise Ferreira da Silva, disse que a atividade foi gratificante para todos pois mostrou a importância da Educação para os alunos da FMC. “Eles perceberam que precisam orientar e ensinar às pessoas que, de repente, não tem o mesmo conhecimento que eles, e que é necessário levar esse conhecimento em uma linguagem mais simples, clara e compreensível. Para os alunos da EJA penso que foi enriquecedor, pois, estiveram em um ambiente com jovens que trabalham o dia inteiro e estudam, mostrando que isso é possível e que outros caminhos podem se abrir. Espero que esse contato possa ter acendido a chama em alguns corações que é possível mudar a realidade”, pontuou.


“A ação foi aprovada também pela aluna da EJA, Loren Raniele Campanhão de Oliveira. “Gostei bastante. Espero que tenha mais passeios assim pois desperta um desejo na gente, como despertou em mim e nas minhas amigas, que é fazer Farmácia ou Medicina. Aprendi a fazer gel de arnica, que é um anti-inflamatório. Achei muito legal”, finalizou Loren.



29 visualizações
bottom of page