O “Projeto Pequeno Autor” vai acontecer na próxima terça-feira (10) e vai contar com uma tarde de autógrafosUm momento recheado de criatividade e literatura. Assim pode ser definida a tarde de autógrafos do Projeto Pequeno Autor, que será realizada na próxima terça-feira (10), às 17h, na Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama. O evento vai contar com os alunos da unidade, que estarão autografando os livros produzidos este ano.
O projeto foi idealizado pela gestora da escola, Maria Paula Abreu Candiano, e abraçado por todos os profissionais da unidade e familiares. O objetivo foi estimular a leitura, a escrita, a criatividade, imaginação e o senso crítico, dos alunos desde a educação infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental, tornando-os protagonistas na criação de sua própria obra.Maria Paula ressaltou que a escola resolveu criar um livro para cada aluno, desde o G3 até o quinto ano. Para isso, buscaram uma editora, a “SuperAutor” que já trabalha nesse ramo, e se colocou à disposição para trabalhar com cada criança.
“Foi muito bom ver cada criança mostrando seu talento e descobrindo seu talento, junto com toda a família, pois, os familiares participaram junto nesse trabalho, dando total apoio. Nós tivemos várias fases do projeto, os professores trabalharam incansavelmente e o resultado foi maravilhoso. Crianças abrindo o seu livro e vendo o quanto que elas produziram, sem acreditar no que elas tinham feito. Foi maravilhoso e todos nós estamos encantados com o resultado. Eu agradeço a todos os pais e todos os funcionários que colaboraram. Vamos continuar com esse projeto por muito tempo, porque valeu a pena. Todo o trabalho foi sensacional”, diz Maria Paula.
Professora da sala de leitura, Ana Valeria Aguiar contou que durante o desenvolvimento do “Pequeno Autor”, inicialmente foi trabalhada a biografia e obras do escritor brasileiro Maurício de Sousa, para familiarizar os alunos com os temas abordados nas obras. Realizada essa etapa, os professores escolheram os temas que foram trabalhados para dar início à confecção do livro individual do aluno.
“As famílias participaram na elaboração da biografia e no envio das fotos. Os professores ficaram responsáveis na orientação, mediação, digitalização, correção e envio para a plataforma Superautor. Ao finalizar os e-books estes foram disponibilizados para o acesso dos responsáveis. O projeto foi um marco para a comunidade escolar, esperamos que perdure pelos demais anos letivos”, contou Ana.Uma das autoras é a Lorena Correa Rosa Bernardo, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para escrever seu livro ela contou com a ajuda da família. A mãe, Flavia Correa Rosa Bernardo disse que o livro vai ser um marco na vida de Lorena.
“Quando ela estiver adulta vai poder olhar essas imagens e ver o quanto evoluiu. Eu me sinto muito feliz porque os professores são muito dedicados e minha filha se desenvolveu muito aqui na escola. Para ela parar, sentar e fazer uma produção dessa é maravilhoso”, finalizou a mãe.
Por Mariane Pessanha - Fotos: Maria Paula Abreu Candiano e Ana Valeria Aguiar
Commentaires