A Escola Municipal Francisco Faria Barbosa vai realizar o 2º Festival Música é Vida na Escola, no dia 24 de novembro, às 13h. Poderão participar alunos, professores e pessoal de apoio da instituição. De acordo com a animadora cultural, América Rocha, desde o primeiro semestre os animadores culturais têm trabalhado a ideia com os alunos.
Durante esses meses os alunos têm participado de atividades no campo cultural, com incentivo à produção de textos, fomento à criatividade, leitura e interpretação de poesias de autores, inclusive campistas, coreografias feitas pelos alunos a partir de obras da Música Popular Brasileira (MPB), desenhos, exposições, cantigas de roda, entre outras. Todas as atividades têm sempre músicas inseridas.
América conta que a preparação para o festival foi realizada em três etapas: Na primeira, foram apresentados todos os gêneros musicais brasileiros, suas histórias, autores, e audições de três a cinco músicas de cada estilo, em prol de proporcionar ao intérprete a escolha da música.
No segundo momento, foram feitas gravações em vídeos dos alunos cantando as obras escolhidas. Os mais de 250 vídeos foram enviados para dezenas de músicos de outros municípios, entre eles maestros, para a seleção dos semifinalistas, visando à imparcialidade. Por final, estão sendo desenvolvidas oficinas para os semifinalistas nas quais são trabalhadas dicção, postura de palco, como segurar um microfone, figurino, autoestima e palavras positivas.
“É vital cuidar da dignidade de cada concorrente; por isso, as oficinas. Nenhum candidato subirá no palco sem as devidas orientações, que não podem retirar a “essência” de cada um. Os oficineiros têm esse entendimento. Os finalistas, entre 10 a 15 participantes, terão ensaios com músicos profissionais. O incentivo à participação no festival também foi para os educadores que se beneficiarão também das oficinas.
A EM Francisco Faria Barbosa está situada na estrada Campos / Itaperuna , em frente a Furnas, e atende do 1ª ao 5º ano.
Kommentare