Alunos da rede municipal na 27a Semana do Saber-Fazer-Saber do IFF



O Instituto Federal Fluminense (IFF) vai proporcionar a 16 escolas públicas municipais, localizadas no interior, a oportunidade de conhecer e participar da 27ª Semana do Saber-Fazer-Saber, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no IFF Campus Campos Centro. A feira conta com a exposição de 212 projetos dos cursos de Extensão dos estudantes do Instituto Federal.

De acordo com a subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu, vão participar da feira alunos do Fundamental II, preferencialmente 9° ano e alunos da IX EJA, com duração de 2h30min cada grupo. A Semana do Saber-Fazer-Saber é um evento tradicionalmente organizado pelo campus Centro do IFF desde os tempos da antiga Escola Técnica Federal de Campos, por meio do qual é feita uma prestação de contas à sociedade em relação ao saber produzido na instituição.

“Estamos oferecendo a esses alunos a oportunidade de conhecer os cursos e os trabalhos desenvolvidos no IFF campus Campos Centro, despertando e abrindo portas para que possam refletir sobre a escolha de uma profissão. Esse passeio pela feira é essencial também para que eles possam conhecer a rotina de uma unidade escolar diferente da deles e mostrar sua criatividade. Sem dúvida, vai ser um momento ímpar no ensino-aprendizagem dessas turmas. Esperamos que aproveitem bastante e enriqueçam ainda mais sua bagagem de conhecimentos”, diz Rita.

Alex Cabral explicou como vai funcionar o apoio do IFF à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). “Nós iremos buscar os alunos nas unidades de ensino municipal para que eles possam visitar a Semana do Saber Fazer Saber. E, certamente, os alunos, professores e diretores vão gostar muito e a gente fica muito satisfeito em poder contribuir com a sociedade, levando Ciência e Educação para a comunidade e também o maior número possível de estudantes até o IFF”, disse Alex.

“Essa visita dos alunos à 27° Semana do Saber Fazer Saber é uma importante oportunidade para que eles possam conhecer a instituição e os projetos educacionais desenvolvidos em seu campus, bem como a ampliação de seus conhecimentos. Além disso, poderão participar de apresentações socioculturais”, explicou Ana Márcia.

Organizada desde 1987, a “Semana do Saber Fazer Saber” chega neste ano de 2022 à sua 27ª Edição, após dois anos sem acontecer devido à pandemia de Covid-19. O horário de visitação é das 14h às 20h. O evento conta com atividades apresentadas em diversas modalidades: Exposição de Projetos educacionais, científicos e tecnológicos, em todas as áreas de conhecimento do campus, apresentações de Arte e Cultura, como exposições de artes plásticas e visuais, apresentações musicais, dança, canto e teatro. A feira oferece a oportunidade para Visita de Escolas com guias voluntários que acompanharão grupos de alunos na exposição de projetos.

10 visualizações