Nesta semana, entre os dias 29 e 30 de outubro, cerca de 350 alunos da rede pública municipal participaram do projeto Teatro dos Bons Hábitos. O evento é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, em parceria com a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O objetivo é fomentar a arte e o teatro nas escolas, além de levar às crianças do ensino infantil e fundamental conhecimentos simples que reforcem o bem-estar. As apresentações ocorreram nas escolas municipais Ataíde Dias, no Parque Eldorado, e na Professora Eunícia Ferreira da silva, situada no Parque Santa Rosa.
De acordo com a gestora da Professora Eunícia, Daniely Pelicioni Azevedo, os alunos se divertiram e ficaram encantados com as apresentações. “Eles aproveitaram muito. Teatro na escola é mais uma forma lúdica de aprendizagem, contribuindo para o melhor conhecimento, criatividade e capacidade de comunicação. Portanto, o valor cultural desta arte é inegável, sendo muito importante para o desenvolvimento da sociedade”, explicou a gestora.
Aluno do 1º ano da Professora Eunícia, Pietro Faria Ribeiro, foi um dos que aprovou a iniciativa. “Eu gostei muito do teatro, teve uma sementinha que eu gostei, a do banho, porque eu gosto de tomar banho. Teve a sementinha do sono, da atividade física, da comida”, foi muito divertido.
A PEÇA
A partir de uma linguagem lúdica e adaptada dentro do universo mágico das crianças, a peça “O Jardim Encantado dos Hábitos Saudáveis” apresenta aos estudantes diversos hábitos básicos de saúde, cuidados com a alimentação, higiene pessoal, entre outros. Diretora da Sustentabilidade e Cultura, Eloyna Fernandez, acrescentou que o teatro é uma ferramenta importante para fazer com as crianças entendam a importância de se ter uma alimentação balanceada, de se aventurar por novos sabores e entendam como os cuidados com a higiene podem impactar positivamente a nossa saúde. “Embora elas já aprendam isso em casa com os pais, é no ambiente escolar que elas reforçam os bons hábitos e a arte pode ser uma grande aliada neste processo”, completou Eloyna.
A ação também realiza atividades com professores. A partir de uma palestra virtual chamada “Arte na Educação: Explorando a criatividade e Desenvolvimento Integral dos Alunos”, eles aprendem diversas técnicas para incluir recursos artísticos que melhorem a rotina da sala de aula e que contribuam para os processos de aprendizado dos alunos.
Promovendo a inclusão, o projeto conta com acessibilidade física como rampas, corrimões, e piso tátil para pessoas com mobilidade reduzida, além de monitores preparados para auxiliar pessoas com necessidades especiais. Além disso, as apresentações teatrais contarão com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e palestra com audiodescrição para deficientes visuais.
Por: Mariane Pessanha
Fotos: Mariana Lima Winter
Comments