top of page

Alunos de escolas municipais visitam Reserva Caruara



Alunos das escolas da rede municipal de ensino iniciaram, nesta quinta-feira (23), um ciclo de visitas à Reserva Caruara, em São João da Barra. Trata-se de uma Unidade de Conservação, do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações. Hoje, cerca de 100 alunos das Escolas Dr Luiz Sobral, Ciep Wilson Batista, Clóvis Tavares, Dr Francisco Manoel Pereira Crespo e Santo Antônio foram levados à unidade por meio dos ônibus da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.


A missão da unidade é proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, falou sobre a parceria com a Porto do Açu. “A Reserva oferece ações que visam incentivar a pesquisa científica e, na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, estamos desenvolvendo projetos como o Mais Ciência e Mais Ciência na Escola, que incentivam a pesquisa e a ciência. Acredito que juntos podemos melhorar a qualidade do ensino em nossa rede municipal”, destacou o secretário.

De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, as escolas com as melhores notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram as primeiras contempladas. “Na sexta-feira (24), outros 200 estudantes também farão o passeio, sendo 100 no turno da manhã e 100 à tarde. Já no dia 1 de dezembro está prevista outra comitiva com mais 100 alunos”, informou.


O grupo foi recebido pela representante da coordenadação de Relacionamento com Comunidades da Reserva Caruara, Priscila Pessanha. “Que vocês aproveitem todas as oportunidades e continuem se dedicando à escola, ao conhecimento. Nunca desistam de estudar, pois o que vai fazer a gente crescer pessoal e profissionalmente, o bem maior depois da nossa família, é o conhecimento que a gente adquire. Isso abre portas enormes. Hoje é só uma pontinha de muitas outras oportunidades que vocês terão. Parabéns e continuem dedicados!”, disse.



Outras parcerias


A parceria foi firmada pelo secretário de Educação que realizou reunião na Porto em setembro deste ano, visando firmar acordos que contemplem os profissionais e alunos da rede municipal de ensino, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Na ocasião, Marcelo e a assessora técnica foram recebidos pela analista de Recursos Humanos, Wanessa Mello; gerente de Recursos Humanos, Viviane Menini; e coordenadora de Relacionamento com a Comunidade, Lucíola Marçal. A Porto do Açu é o maior complexo portuário industrial da América Latina, que abriga 21 diferentes empresas e 10 terminais de classe mundial.


“Nosso objetivo também é integrar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, professores do mesmo segmento escolar e estudantes da EJA ao programa de visitas da empresa, a fim de despertar o interesse dos alunos na formação técnica. Isso também contribui para que nossos jovens e adolescentes anseiem por uma carreira futura em empresas como essa. Além disso, queremos trazer o projeto Conexão Açu para nossos alunos da rede municipal, que visa promover a troca de conhecimentos e estreitar o diálogo com profissionais atuantes no porto”, explicou Marcelo, lembrando que pretende ofertar, em parceria com a empresa, capacitação dos profissionais com foco na diversidade e inclusão. ‌


Fotos: Celia Maria

43 visualizações

Comentários


bottom of page