top of page

Alunos de Nova Goitacazes recebem aula prática no Museu Histórico





Um museu é um espaço onde os visitantes podem entrar em contato com vários tipos de conhecimentos, explorando as diversas habilidades e competências. Pensando nisso, a Escola Municipal Leopoldino Maria, em Nova Goitacazes, levou os alunos da unidade para uma aula diferente no Museu Histórico de Campos, no Centro da cidade, na semana passada. O objetivo é incentivar os alunos a associarem o conteúdo recebido em sala de aula com as realidades históricas e culturais presentes no local.


A professora complementadora, Lydia Maria Mota de Oliveira, falou sobre a importância do ato. "A ida ao Museu Histórico de Campos, além de ser uma visita a um patrimônio público, se torna uma excelente aula prática para os nossos alunos, pois agrega um aprendizado ainda mais significativo. Poder ouvir a história da nossa cidade através dos historiadores que lá atuam, e ter acesso aos objetos da época é um grande incentivo ao imaginário que auxilia no processo de construção do conhecimento deles!", afirmou.





Para o diretor adjunto Thiago Oliveira da Silva, a visita ajuda a romper barreiras e a melhorar a qualidade do ensino. "Quando conseguimos proporcionar momentos culturais como este para os alunos, a sensação é indescritível. Ver os olhinhos de cada criança brilhando, não tem preço. Precisamos de iniciativas como esta para incentivar a importância da cultura, o aprendizado na prática. Muitas escolas ficam em comunidades carentes onde estas crianças não teriam outra oportunidade de conhecer algo que, para nós, parece simples, mas para eles é um outro mundo. Alguns alunos chegam a relatar que nem conheciam a principal praça da cidade. Essas lembranças marcam para sempre", destacou.




A coordenadora do Museu, Graziela Escocard, disse que receber os alunos da rede municipal de Campos sempre foi um dos objetivos do espaço. “Ações como essa contribuem com o ensino municipal, a partir da educação patrimonial/museal. Tenho certeza que essas crianças não irão esquecer essa experiência de sair da sala de aula e visitar um aparelho cultural como o museu da cidade. Ainda temos mais escolas municipais agendadas até o final do ano para visitar o Museu Histórico de Campos”, informou.





A aluna Ágatha Barreto, do 2º ano, aprovou o passeio. "Eu gostei muito das histórias sobre o Visconde e Princesa Isabel. Gostei das histórias sobre as casas antigas e informações sobre os ossos dos animais. Achei muito interessante também os quadros históricos. O passeio foi maravilhoso", disse.


Sophia da Silva dos Santos, do 1º ano, concordou: "Gostei muito das histórias da Princesa Isabel, das informações sobre os ossos de animais, das estátuas e dos quadros. Os quadros e lustres são muito bonitos, assim como todo o museu", declarou.



Fotos: Thiago Oliveira

95 visualizações

Kommentarer


bottom of page