A Escola Municipal Guiomar Ramos Paes, em Balança Rangel, Travessão, recebeu o Programa Saúde na Escola (PSE) Itinerante, nesta terça-feira (3). Vários serviços e ações foram ofertados, contemplando profissionais e alunos, como vacinação, saúde auditiva, saúde bucal, rodas de conversa, sorteio de brindes, entre outros atendimentos. A união entre saúde e educação tem gerado melhorias na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com o coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, a ação é realizada nas unidades mais distantes do Centro da cidade, para que a comunidade escolar possa conhecer e ter acesso aos projetos desenvolvidos pelo programa. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.
“Foi um dia muito produtivo para todos. As ações de educação em saúde representam uma ferramenta essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Poder levar uma representação de parte do PSE para a escola Guiomar Ramos Paes foi de muita relevância. A Educação em Saúde assume um papel fundamental na nossa sociedade levando informação e conhecimento aos alunos e à comunidade escolar em geral sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade”, destacou João Paulo.
Os alunos receberam: Projeto Vacinação Itinerante nas Escolas, com as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, conforme a faixa etária da criança e mediante autorização e presença de algum responsável da criança; Projeto Saúde Auditiva nas Escolas: com meatoscopia, roda de conversa com crianças sobre cuidados com o ouvido, roda de conversa com os professores sobre audição e fala, e orientação aos familiares; Projeto Crescer Saudável (alimentação saudável/nutrição): caixa surpresa, desenho de alimentos para colorir, dinâmica, vídeo educativo sobre a temática; e Projeto Educar Para Transformar: Ensinando Meus Filhos a Sorrir – Saúde Bucal: orientações sobre higiene bucal, desenhos para Colorir e distribuição de kits de higiene bucal.
Para os responsáveis pelos estudantes e funcionários da unidade escolar, houve encontros realizados em dois momentos: saída dos alunos no turno da manhã e chegada dos alunos no turno da tarde. Eles receberam o Projeto Roda de Conversa com assistente social, abordando o tema Viva as férias, sem acidentes. Na ocasião, as equipes conversaram sobre como conciliar o período de férias escolares dos filhos com o trabalho.
Também participaram do Projeto Prevenção das Principais Doenças da Infância, com roda de conversa e distribuição de folders; Projeto Saúde Auditiva nas Escolas: Orientação aos Familiares; Aferição de pressão arterial e glicemia.
Por Kamilla Uhl – Fotos: PSE
Comments