
No primeiro dia de aula do ano letivo de 2025, nesta quarta-feira (5), a aluna da Escola Municipal Walter Siqueira, no Parque Julião Nogueira, Melissa Honorato Oliveira, 5 anos, estava ansiosa para voltar a estudar. Assim como Melissa, hoje, cerca de 50 mil alunos voltaram para as salas de aula nas 81 creches e 151 escolas da Rede Municipal. As atividades foram acompanhadas de perto pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. Ele esteve na EM Walter Siqueira e ainda na Creche Escola Ruth Chagas, localizadas no mesmo bairro. A abertura foi marcada por Pesquisa Diagnóstica e reuniões com os pais.
De acordo com o secretário, nesses primeiros dias, as unidades estão promovendo acolhimento aos familiares e alunos, além de reuniões com os pais para realização de Pesquisa Diagnóstica, que visa verificar as demandas e investigar o desempenho e nível de aprendizagem dos alunos para organização de planejamentos, de atividades e registro do professor.

“É importante que os pais e responsáveis conheçam o funcionamento das unidades, aprendam sobre a importância de não mandar alimentos de casa para as crianças porque nossa merenda é pensada por nutricionistas e tem todos os componentes necessários para cada faixa etária, sem açúcar, por exemplo. Em contrapartida, os professores também necessitam conhecer esse aluno que está chegando, por isso, esse encontro com a família é importante. Estamos começando hoje um novo ano letivo e nossa expectativa é muito positiva. É muito bom estarmos recebendo novamente professores, gestores e, principalmente, nossos estudantes. E temos, agora, uma expectativa de melhorar ainda mais a qualidade da nossa educação. Temos agora uma nova lei que define que os celulares não sejam utilizados no ambiente escolar, o que é muito importante para as nossas crianças. Não podemos permitir que eles tenham, a partir do uso da tecnologia exacerbada, dificuldades de atenção, concentração e até depressão. E, certamente, também temos o desafio de fazer com que nossas crianças aprendam mais e melhor, pois no final do ano elas farão a avaliação do Saeb, que vai permitir que Campos tenha um novo indicador do Ideb, e vamos fazer todo o possível para que a gente tenha melhor índice da educação que já tivemos anteriormente”, disse o secretário.

Mãe do pequeno Francisco de apenas 5 meses, Júlia Melo estava atenta às orientações passadas na Creche Ruth Chagas. “Eu e meu marido fizemos uma pesquisa para encontrar uma creche onde ficaríamos tranquilos ao deixar nosso “grudinho”. É nosso primeiro filho e estou gostando muito da estrutura e da rotina daqui. É uma creche referência e tenho certeza que ele vai ser bem cuidado”, disse Júlia.
Já Sayonara Pereira Reis de Oliveira confiou à Escola Walter Siqueira o ensino dos três filhos. Ela mora em Guarus e mesmo assim disse que não abre mão da escola. “Eu priorizo muito a segurança deles e aqui me sinto segura, sei que vão ficar bem. Não me importo de sair de Guarus e vir para cá, pois, conheço o trabalho de todos os profissionais e tenho certeza que meus filhos vão aprender e crescer muito nessa escola”, disse Sayonara.
A Walter Siqueira tem cerca de 700 alunos e atende do pré-I ao 5º ano. Gestora da unidade, Rosemara Fiúza falou sobre o orgulho do crescimento da escola que começou a funcionar há 13 anos com 130 crianças.

“É muito bom saber que a escola começou pequenininha e hoje temos esse número expressivo de alunos. Ano passado, foi feita uma reforma e ganhamos um anexo com mais cinco salas e pudemos ampliar o número de vagas. Nossa escola é referência e, por isso, temos alunos de vários bairros diferentes. Estamos começando um novo ano e desejamos crescer ainda mais para termos condições de atender cada vez mais os pais que confiam em nosso trabalho”, finalizou a gestora.
O término do ano letivo está previsto para 19 de dezembro, perfazendo um total de 205 dias, garantindo o cumprimento do mínimo determinado na legislação em vigor.

SEMINÁRIO
Em preparação ao início do ano letivo, desde segunda-feira (3), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está promovendo o Seminário de volta às aulas: "Redescobrir o propósito: uma jornada de inspirAÇÃO para os educadores". O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Academia Campista de Letras e Escola de Santa Maria, ao Norte do município, para contemplar os profissionais das diversas regiões educacionais.
Fotos: Mauro Antônio e Alicio Gomes - Por Mariane Pessanha
Comments