Após 20 anos de espera, Donana vai receber uma Creche com sede própria
- Kamilla Uhl
- 26 de fev.
- 2 min de leitura

Quem passa na esquina da rua Gregório Miranda Pinto com a rua Carlos Francisco de Souza, em Donana, já consegue visualizar parte da estrutura que vem sendo levantada pela Prefeitura de Campos, para abrigar a nova Creche do bairro, após 20 anos de espera. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Wladimir Garotinho, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, visitaram a construção da nova unidade, cujos serviços tiveram início neste mês, por estrutura modular.
De acordo com o prefeito, a creche vai atender o dobro de alunos assistidos. Atualmente, há 94 estudantes matriculados e, com a nova sede, a unidade poderá atender até 180 alunos. A previsão é para que a entrega seja feita em três meses.

“Estou aqui em Donana para mostrar um modelo de construção modular, que é a maneira pela qual estamos ampliando nossa rede escolar. Serão 3 mil vagas a mais em creches e escolas do município, através desse modelo pioneiro de edificação. Já fizemos algumas ampliações em algumas unidades, mas também haverá outras construídas do zero, assim como essa aqui em Donana, ofertando mais vagas. A atual creche funciona em uma casa alugada há mais de 20 anos, que não é adequada para as crianças. Agora, vamos ofertar o dobro de vagas, atendendo mais e melhor”, afirmou o prefeito.

O secretário Marcelo destacou que a unidade terá oito salas de aula amplas, banheiros infantis e banheiros para PCD, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, frigorífico, áreas administrativas, como almoxarifado, sala de professores, secretaria e direção, e espaço para parquinho.
“Estamos fazendo uma expansão da rede municipal como um todo. Com isso, estamos aumentando o número de vagas, aumentando a estrutura, substituindo os aluguéis, e garantindo mais segurança e conforto aos estudantes e profissionais. Esse é o modelo que a gente acredita”, destacou Marcelo.
As obras de reforma chegaram a cerca de 60 unidades escolares. São prédios, na maioria dos casos, sem reparos há muitos anos. Além disso, quatro novas escolas foram construídas. E agora a Secretaria está realizando o Programa de Expansão e Ampliação das escolas e creches da rede municipal de ensino, por construção modular, que está contemplando, atualmente, 12 unidades.
“Ao todo, 27 unidades serão ampliadas no modelo de construção modular, sem contar as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. Além disso, serão construídas mais 5 novas unidades, também por meio de construção modular”, informou o secretário.
A vistoria na obra contou, ainda, com a presença da subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão; coordenador do Departamento de Infraestrutura da Seduct, Francisco José Carneiro; e de outros técnicos do setor.

“Já transferimos cinco unidades escolares para imóveis próprios, após a construção de novos prédios. A meta do projeto de expansão é garantir, além do aumento de vagas, finalizar com os aluguéis de casas, pois elas não foram construídas para abrigar unidades escolares”, acrescentou Carla.
Ela destacou que a construção modular tem várias vantagens, como: agilidade, sustentabilidade, qualidade, flexibilidade, precisão e facilidade na expansão.

Por Kamilla Uhl - fotos: Welligton Rangel
Comments