Com o tema “Diversidade Cultural”, o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) se apresentou no último sábado (25), no Salão do Livro, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Através de contação de histórias e poesia, as alunas Ester Anselmo, Maria Ysraela e Rebeca Anselmo participaram do espetáculo. Coordenadora do Gotta, Simone Jardim disse que o grupo recebeu a solicitação da presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campos dos Goytacazes, Sol Figueiredo, para se apresentar no Salão do Livro.
“Participar do Salão do Livro do Rio, foi como ultrapassar os muros da escola estando engajado com escritores de língua portuguesa de vários Estados do Brasil, valorizando assim, esse evento literário tão importante em uma iniciativa única no Brasil, que ganhou um selo dos Correios. Enfim, fico muito feliz em ver Campos sendo representada por alunos da nossa rede pública de Educação fazendo uma apresentação extraordinária, que estava belíssimo!”, comentou Simone.
O Gotta vai realizar cerca de 80 apresentações durante todo o ano letivo, para comemorar o aniversário de 15 anos, celebrados este ano. O projeto é formado por estudantes de escolas variadas e, atualmente, está com a sua sede no Instituto Profissional São José, dentro da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), na Lapa.
No mês passado, o Gotta se apresentou no município de Bom Jesus do Itabapoana com a peça “Os Cavalos de Zebinho”, escrita no século passado pelo Padre Mello, morador do município. O texto foi escrito em 1926, baseado em um fato real.
Os ensaios acontecem no contraturno da escola regular do aluno, de manhã, às 9h, e à tarde, às 14h, de segunda à quinta-feira. O objetivo do grupo é levar a literatura de forma divertida e interessante para o maior número possível de crianças, adolescentes e até adultos, que em meio a tanta tecnologia perdem o hábito da leitura.
Por Mariane Pessanha – Fotos: Simone Jardim
Comentários