top of page

Apresentação dos mediadores reconvocados acontece na próxima segunda-feira




A apresentação dos 37 mediadores reconvocados pela Prefeitura acontecerá na próxima segunda-feira (27), das 9h às 16h, na sala 3 da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e tecnologia (Seduct). Eles foram classificados no processo seletivo temporário visando à contratação de mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva, mas, quando convocados, não tomaram posse. Por essa razão, a Seduct está dando uma nova chance ao grupo. A lista dos convocados está publicada no Diário Oficial do município. Acesse aqui.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, com o início do ano letivo de 2023, novas demandas estão sendo geradas e um novo edital está sendo elaborado para preparação de mais um processo seletivo visando à contratação de mais mediadores.


“Com o início das aulas, estamos observando um aumento de alunos matriculados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, e nossas equipes já estão fazendo um levantamento das necessidades por unidade escolar, a fim de sabermos qual a real demanda para este ano. Um novo edital está sendo elaborado para promovermos um novo processo seletivo, pois já convocamos todos os aprovados do último edital. Infelizmente, muito desistiram ou não compareceram para a posse ou, ainda, não apresentaram toda a documentação exigida no edital, ficando inaptos para a contratação. Os pais podem ficar tranquilos que vamos atender todos os nossos alunos com necessidades educacionais especiais”, explicou o secretário.


Os reconvocados deverão apresentar a seguinte documentação: original e cópia da certidão de nascimento ou casamento; original e cópia do RG; original e cópia do CPF; original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); uma foto 3x4; original e cópia do Comprovante de Residência; certidão de quitação eleitoral emitida pelo TSE, disponível no site www.tse.jus.br; quitação de serviço militar (quando do sexo masculino), disponível no site www.stm.jus.br; originais e cópias (frente e verso) dos documentos correspondentes à graduação mínima exigida e à formação acadêmica anexados no ato da inscrição online; originais e cópias (frente e verso) dos documentos correspondentes à formação profissional e à experiência profissional também anexados no ato da inscrição online; número do PASEP ou NIS/PIS; comprovante de vacinação COVID; certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos (caso tenha).

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, o processo seletivo foi viabilizado após a criação da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva, aprovada por meio da Lei nº 9.145, de 05 de maio de 2022, com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal.

“Centenas de mediadores e cuidadores já foram convocados no ano passado e estão garantindo apoio a esses alunos. Os reconvocados também serão capacitados pela Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM) e da Coordenação de Educação Especial Inclusiva”, informou o secretário.

O cuidador presta atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas - fisiológicas, higiene e afetivas. E o mediador visa apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público alvo da Educação Especial Inclusiva.


96 visualizações

Comments


bottom of page