top of page

Atendimento odontológico aos profissionais da Educação na Policlínica do Servidor






Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai oferecer atendimento odontológico básico aos profissionais da rede municipal de ensino na Policlínica do Servidor, a partir de fevereiro. Os atendimentos serão realizados em dias específicos, mediante agendamentos que poderão ser feitos a partir de janeiro de 2023. A efetivação da parceria entre os dois órgãos aconteceu nesta terça-feira (20) na Policlínica, com a presença do secretário de Educação, Marcelo Feres, e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro.


“O atendimento será estendido, também, aos demais servidores da Administração Pública Municipal. Os serviços serão gratuitos e acontecerão por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que ficará responsável pelos agendamentos. Essa é mais uma medida da Prefeitura visando à valorização profissional, dentre tantas outras que vêm sendo implantadas pelo prefeito Wladimir Garotinho desde o ano passado”, afirmou Marcelo.


Também estavam presentes a assessora técnica da Seduct, Catia Mello; o coordenador operacional do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde, Marcos Ferreira; servidores do PSE; e o encarregado da Policlínica do Servidor, Carlos Roque.


Segundo Carneiro, com a medida, a Prefeitura vai ampliar a capacidade de atendimento odontológico para os servidores municipais, através do aumento da carga horária dos profissionais de Odontologia, na Policlínica do Servidor, que funciona na Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61 - Parque Julião Nogueira.


“Agora teremos atendimento em tempo integral e, com isso, poderemos aumentar a oferta de vagas para o atendimento odontológico. A Secretaria de Educação forneceu os profissionais que estavam lotados na Secretaria, pelo PSE, para fazer a testagem. E esses profissionais serão realocados para a Policlínica a fim de fornecer atendimento tanto para profissionais da Educação tanto para os demais servidores da Prefeitura de Campos. Esperamos, com isso, fornecer uma melhor saúde bucal aos servidores, inclusive já estabelecendo de forma mais ágil o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona na sede da Secretaria de Saúde, para atender os casos que não forem possíveis de serem resolvidos na Policlínica do Servidor”, informou Carneiro.


A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, acrescentou que haverá, ainda, atendimento noturno, que, neste caso, acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas. “Essa é mais uma iniciativa importante, por meio de parceria entre a Saúde e a Educação, cujo foco é atenção à saúde dos profissionais da educação. A saúde bucal tem íntima relação com o nosso estado de saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo”, finalizou. Os interessados em marcarem uma consulta deverão solicitar através do email odonto.pse@edu.campos.rj.gov.br a partir de 2 de janeiro.


Valorização Profissional


Ainda segundo o secretário de Educação, diversas ações implantadas desde o ano passado integram a política de valorização dos profissionais, como a elaboração de um novo processo seletivo com a convocação de centenas de professores substitutos; processo seletivo e convocação de mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva; projeto Diálogo com Educadores, aproximando os profissionais do ensino do secretário; projeto Secretário em ação, que ampliou o diálogo com os gestores escolares por meio de visitas às unidades; criação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), favorecendo um processo de construção de uma gestão democrática e colaborativa.


“Outras importantes medidas foram: eleição de gestores escolares, pagamento de férias atrasadas a centenas de servidores públicos; retorno do pagamento da regência, após criação de nova lei; e a implantação do plantão de atendimento aos gestores, que acontece semanalmente na sede da Secretaria, com a presença do secretário, subsecretários e diretores de departamentos, a fim de aumentar a resolutividade e agilidade na resposta das demandas. Além disso, enviamos novo mobiliário para as escolas e creches; estamos reformando as unidades escolares; oferecendo dezenas de capacitações, por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais, que implantamos no ano passado; o tão sonhado enquadramento do Plano de Cargos e Salários, já em fase de implantação, etc”, destacou Marcelo.

384 visualizações

Comments


bottom of page