top of page

Aula inaugural do polo 2 da Escola de Práticas Artísticas nesta quarta-feira






A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai inaugurar o segundo polo da Escola de Práticas Artísticas (EPA) nesta quarta-feira (3), em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A segunda unidade vai funcionar no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, porém a aula inaugural vai acontecer no Teatro de Bolso Procópio Ferreira em dois horários: às 8h30 e às 13h30, para contemplar os estudantes que estudam de manhã e à tarde.


De acordo com o coordenador do Departamento de Animação Cultural e Bandas de Fanfarras, Edilson Cruz, a medida vai facilitar a vida das famílias dos alunos que residem na região do IPS, Parque Rosário, Parque Aurora, Capão, Turfe, Alphaville, Veredas, Jóquei, entre outros bairros. “O novo polo vai atender 40 alunos de manhã e 40 à tarde, totalizando 80 estudantes contemplados. Já o polo 1 funciona no Teatro de Bolso e beneficia cerca de 60 alunos atualmente”, afirmou.


De acordo com a Animadora Cultural da EPA, Fernanda Barbosa, o objetivo é multiplicar o atendimento de crianças e adolescentes, já que a matriz do projeto já atingiu o quantitativo de matrículas. Segundo ela, o novo polo representa mais oportunidades para que os estudantes conheçam um pouco mais de arte e cultura.


“A animação cultural zela pelos bens culturais materiais e imateriais, utilizando como instrumento condutor as artes. Dessa forma, a EPA vem fomentar a necessidade dessa comunidade escolar, buscando a formação sociocultural dos seus alunos”, ressaltou.

Os alunos fazem atividades técnicas voltadas para as 4 vertentes da arte: teatro, dança, música e artes plásticas (criação de figurinos, cenário, maquiagem cênica). Em maio vão reapresentar o espetáculo, “Carolina Maria de Jesus Para Além do Olhar”. Na sequência, será a vez do espetáculo “Essa Gente de Teatro, Nossos Brasis”, cujos textos são de autoria de Neide Brasil e tratam de temas como importância da educação, desigualdade social, racismo e empoderamento feminino.

5 visualizações
bottom of page