Bairro da Pecuária celebra reinauguração da Escola Castelo Branco após manutenção


A Escola Municipal Castelo Branco, na Pecuária, está totalmente repaginada e a obra de manutenção foi entregue nesta sexta-feira (19) à comunidade. O evento contou com a presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; da subsecretária da pasta, Rita Abreu, e do presidente da Câmara, Fábio Ribeiro. O secretário da Casa Cívil, Suledil Bernardino representou o prefeito Wladimir Garotinho. A solenidade contou com a apresentação da Banda de Fanfarras da Seduct e de alunos da unidade escolar. O aluno Bernardo, de 5 anos, encantou a todos cantando e dançando. Mãe de um aluno, Genilza Caetano, ficou encantada com as mudanças ocorridas na escola. “É outra escola. Muito mais bonita. Dá vontade de vir aqui sempre e eu me sinto cada diz mais feliz por meu filho estudar aqui. Ele sempre foi muito acolhido e cuidado por todos. Agora, com toda essa obra, está ainda mais feliz e empenhado em estudar”, disse. Para Suledil Bernardino, a obra representa uma continuidade do trabalho de recuperação das escolas. “Ano passado eu estive aqui e a situação era muito crítica. Eu nunca vi uma rede tão sucateada como essa que o prefeito Wladimir pegou. E essa equipe da Educação conseguiu recuperar muitos prédios. Eu visitei todas as escolas e posso dizer que nenhuma unidade vai ficar sem reforma. Estamos indo aos poucos. Onde ainda não chegou, vai chegar. E não é só a estrutura física. Estamos entregando material esportivo, pedagógico e algo essencial que é a merenda para nossas crianças", assegurou o secretário.

Marcelo Feres falou do encantamento de ver a escola renovada. "Para mim, é motivo de muita alegria ver essa escola funcionando de forma plena. Esse trabalho só é possível porque foi coletivo. Se não fosse a garra e a vontade do prefeito Wladimir Garotinho, certamente a gente não tinha avançado tanto. Nós pegamos uma Educação arrasada, com mais de 80 unidades saqueadas. A escola é um símbolo, quando ela se mostra caída, feia, pode ter certeza que não há alegria e vontade de aprender. Uma escola triste tem alunos tristes. O que está acontecendo agora é uma mudança de paradigmas. Estamos trabalhando de forma integrada com todas as secretarias e com o apoio do prefeito", disse Feres. Já Fábio Ribeiro elogiou o secretário Marcelo Feres e citou o poeta Fernando Pessoa, em sua fala. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Marcelo Feres é hoje um gigante da educação. E junto com a direção das escolas, eu tenho certeza que vocês vão trabalhar ainda mais. Em 2009, encontramos muitas escolas abandonadas. E, naquele ano, a então prefeita Rosinha reformou muitas unidades e essa é a marca desse grupo. Vamos continuar avançando e caminhando juntos porque é com união e parceria que vamos mudar Campos” reforçou o presidente da Câmara. A diretora Márcia Adriana disse que essa obra era aguardada há 9 anos. “Esse é um momento único que aguardamos por muito tempo. Hoje, esse sonho foi concretizado. Não foi só uma manutenção, a escola recebeu muita infraestrutura. Agradeço a todos pelo carinho e cuidado com nossa escola”, ressaltou a diretora. A obra de manutenção contemplou pintura geral, concretagem do pátio, instalação de grades, manutenção do telhado, reparos elétricos com substituição de lâmpadas, instalação de novos ventiladores, instalação de bebedouros, reparos hidráulicos, substituição de portas e fechaduras, entre outros serviços.

A escola também recebeu da Secretaria de Educação novo mobiliário, incluindo seis aparelhos de ar condicionado, freezer, três mesas, 188 carteiras, armários, além dos Laboratórios de Matemática, Ciências e Brincar e Aprender. A manutenção vai beneficiar cerca de 440 alunos do Pré 1, Pré 2, Pré 3 e 1º ano de escolaridade, além dos 49 profissionais da Escola. Este ano, cinco reformas foram concluídas e há outras 28 em execução. Duas novas unidades estão em construção. Além disso, há 44 unidades em manutenção atualmente e outras 67 manutenções já foram concluídas.

5 visualizações