top of page

Bolsistas do Programa Mais Ciência apresentam 58 projetos no XV Confict




Bolsistas do Programa Mais Ciência da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vão apresentar os resultados dos 58 projetos acadêmicos desenvolvidos este ano, durante o XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict). O evento acontecerá de segunda-feira (26) a sexta-feira (30) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).


A sessão de banners do Mais Ciência acontecerá no primeiro dia do Congresso, das 14 às 16h. Na ocasião, os bolsistas serão avaliados por uma banca examinadora convidada pela Seduct. Após a sessão, haverá um coffee break de confraternização, de acordo com a coordenadora do Programa, Leonora Tinoco.


“Os 58 projetos atuam em 16 secretarias municipais. Eles apresentarão seus resultados e serão avaliados. O Programa Mais Ciência é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, que contempla a comunidade acadêmica local com bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, para desenvolvimento de projetos que sejam de interesse dos diversos órgãos da administração pública municipal”, explicou Leonora.


Ela acrescentou que o objetivo do programa é estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas Instituições de Ensino Superior (IES), articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico do município.


As 58 bolsas são concedidas por 12 meses, além de 58 taxas de bancada, com fomento da Prefeitura por meio de royalties direcionados à Educação, para projetos desenvolvidos nas temáticas propostas no edital e também em temáticas livres, considerados pela comunidade científica e acadêmica de interesse do município. O valor da bolsa IC, IT ou Ext é de R$ 483,00 mensais. A taxa de bancada ao professor orientador será de até R$ 1.500,00, paga em duas parcelas.


CONGRESSO


O CONFICT se configura como o evento acadêmico de maior relevância regional, reunindo as pesquisas desenvolvidas pelas instituições públicas do município: Uenf, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Sob o tema "Construindo a Universidade do Futuro!”, o CONFICT abordará pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país.



39 visualizações

Comentários


bottom of page