Cão do Grupamento da GCM faz Show Dog em escolas



O golden retriever Zeus, 9 meses, do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), fez a alegria dos alunos da Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, durante treinamento de Show Dog, realizado nesta terça-feira (13). Os pequenos acompanharam atentos a apresentação do cão e interagiram com ele ao final da apresentação. A ação também contou com a parceria do Grupamento Ronda Escolar (GRE).

- A Guarda Civil Municipal de Campos, através do GOC, marcou presença durante a Semana da Independência, em várias escolas da rede municipal com o trabalho de Showdog. Na oportunidade, o cão Zeus fez apresentações no qual foi treinado para efetuar essa função. Para todos os agentes do GOC, nada é mais prazeroso do que ver estampado o sorriso de alegria em cada rostinho dos pequeninos dessas instituições - disse a coordenadora do GOC, Paula de Souza.

Além dos cães que estão sendo preparados para Dog Show e Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC), atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico, os cães do GOC, em sua maioria, da raça Pastor Belga Malinois, são treinados e participam também de operações conjuntas com as Polícias Civil e Militar, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), contribuindo para o combate à criminalidade.

Também fazem parte do GOC os cães Sniper (golden retriever), Kyra, Baru, Iron e Luna. Mel, uma cadela da raça Pastor Belga Malinois, fez parte da corporação, mas se aposentou recentemente. Os cães têm vida útil de empregabilidade de 6 a 8 anos e, para não colocá-los em sacrifício em suas atividades, é necessária a substituição.

Outras atividades - Durante a Semana da Pátria, os alunos da Escola Municipal Mário Barroso, em Ururaí, receberam a visita do GOC, GRE e Grupo de Operações Especiais (GOE). Durante a visita, os agentes apresentaram alguns equipamentos utilizados nas ações e falaram com as crianças sobre as atribuições de cada grupamento.




12 visualizações