top of page

CAAC nas Escolas: levando educação em saúde para prevenir a violência sexual




O Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC) de Campos realizou, nessa terça-feira (12), mais uma ação itinerante com o projeto "CAAC nas Escolas". Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a equipe levou educação em saúde aos alunos do 8º ano do ensino fundamental do CIEP Clóvis Tavares, localizado no bairro Nova Brasília.


Durante a roda de conversa com os alunos, realizada no horário da aula de ensino religioso ministrada pelo professor André Ferraz, os estudantes demonstraram interesse e participaram ativamente da conversa, fazendo perguntas e se mostrando engajados em se tornarem cidadãos conscientes e multiplicadores das informações. Também ocorreu a entrega de materiais com informações sobre violência sexual infantojuvenil.


“Tenho plena consciência da responsabilidade social desse serviço. Vou além do atendimento às vítimas de violência sexual infantojuvenil, levo informações sobre essa temática como ferramenta de proteção para nossas crianças e adolescentes no ambiente escolar”, destacou a coordenadora do CAAC, Alice Alves.


Em um gesto de reconhecimento, a coordenadora do CAAC expressou sua gratidão ao professor André, aos alunos do oitavo ano, à direção da escola e à assistente social do PSE, Francelyne de Assis Levino, por tornarem possível esse importante momento de educação em saúde e prevenção da violência sexual. O projeto “CAAC nas Escolas” tem como objetivo alcançar toda a rede de educação pública e privada do município, promovendo a conscientização e a proteção das crianças e adolescentes.


“A cada encontro percebo o quanto o trabalho em conjunto é importante e produtivo para quebra do muro do silêncio sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes. No encontro com os alunos, foi possível propiciar o diálogo, a divulgação de informações e orientação sobre prevenção à violência sexual”, informou Francelyne.


CAAC de portas abertas


Funcionando no Hospital Ferreira Machado (HFM), o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual é fruto de um acordo de cooperação entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Prefeitura e Governo do Estado, oferecendo em um só lugar a assistência médica do HFM, apoio psicológico e social, além do aporte da Polícia Civil. O espaço contribui para identificar os abusadores, inibir o número de casos e fortalecer a rede de proteção. De janeiro a março de 2024, o CAAC já contabilizou 49 atendimentos.


O Centro oferece um espaço seguro e acolhedor para as vítimas de violência sexual. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis. Esses últimos fazem o registro de ocorrência. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda. O CAAC Campos é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil.



Por: Isabella Corrêa - Foto: André Ferraz

18 visualizações

Kommentare


bottom of page