Café da manhã marca Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira



O Dia Internacional da Mulher foi marcado por um café da manhã especial na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nesta terça-feira (08). O secretário, Marcelo Feres, e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Lílian Neto, estiveram presentes, além das servidoras dos diversos setores da Educação.


O secretário lembrou que este foi o segundo ano que comemorou a data com as servidoras da Educação. Ele ressaltou ainda que o dia marca a necessidade da sociedade evoluir e respeitar a mulher. "A sociedade machista e patriarcal ainda impede que a mulher cresça e evolua profissionalmente. Que sejamos críticos para não reproduzir essa prática e que tenhamos consciência da força de vocês nas nossas vidas. Meu agradecimento a todas pelo trabalho que desempenham e, certamente, teremos dias muito melhores. Hoje, é o segundo dia de aula presencial no município e isso mostra nossa força e comprometimento com a Educação e o crescimento dela”, ressaltou.


Já Lilian Neto leu uma mensagem de motivação às mulheres e falou sobre a cobrança que elas sofrem para que consigam dar conta de todas as atividades do dia a dia. “Neste dia, quero parabenizar todas as mulheres pela força, pela garra, pela fé as sustenta nos desafios da vida. O meu desejo, enquanto mulher, é que sejamos felizes todos os dias, que saibamos nos valorizar. Que entendamos o quanto somos importantes para o mundo e que sempre estendamos a mão para ajudar a quem precisa, com olhar de humanidade!”


Para a chefe de gabinete, Mônica Oliveira Maia, a educação é um caminho para uma sociedade menos desigual, garantindo o protagonismo de todas as mulheres. “Esse dia é o resultado de uma luta histórica por nossos direitos. Tenho muito orgulho de ter ao meu lado mulheres competentes e comprometidas com uma educação libertária” disse.


A Coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Catia Mello, lembrou que hoje é o dia de celebrar as mulheres, meninas e jovens de todas as partes deste planeta, e honrar a coragem e determinação de todas que ajudaram e continuam a ajudar a redefinir a história do mundo. “Meu desejo é que cada dia mais e mais, a mulher ocupe seu espaço, sempre com a devida valorização, reconhecimento e respeito”, enfatizou Cátia.


A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora Macedo, acrescentou que o 8 de Março constitui um importante momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. “Uma sociedade forte se constrói a partir de mães fortes, de empreendedoras firmes e comprometidas, de trabalhadoras dedicadas nos mais diversos arranjos produtivos. Sobretudo na educação, na ciência e na tecnologia o papel da mulher é de extrema relevância para o desenvolvimento. Parabéns! Feliz dia da Mulher!”, finalizou.


História - O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

15 visualizações