Campos é pioneiro no Brasil com o Projeto Família na Escola

O curso faz parte do projeto-piloto da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, desenvolvido de forma pioneira em Campos

Foto: Wellington Rangel


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou essa semana, no Centro Educacional 29 de Maio, a certificação das famílias que participaram do curso do Projeto Família na Escola. O curso faz parte do projeto-piloto da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, desenvolvido de forma pioneira em Campos pelo fato do município ser referência nacional do Programa Saúde na Escola (PSE).

A coordenadora do PSE Campos, Catia Mello, informou que todo o processo de implementação e realização do curso do projeto-piloto Família na Escola foi acompanhado pela Universidade de São Paulo (USP).

“Esse foi o fechamento do ciclo dos quatro módulos com os responsáveis dos alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade, totalizando 27 famílias. Na apresentação dos módulos 1 e 2 foram apresentados os direitos e deveres da família na educação das crianças e o lar como o primeiro espaço educativo. Depois foram apresentados os marcos do desenvolvimento da criança e o papel da família, com apresentação de vídeo abordando a temática. Também foi realizada uma dinâmica de pintura em família. E ao fim foi realizado um debate com os responsáveis sobre a temática abordada, com depoimento de um familiar”, disse Catia.

Daniel Celestino, diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, destacou o pioneirismo de Campos e a importância da parceria família e escola.

"É com muita alegria que vemos a conclusão deste primeiro ciclo das oficinas do Família na Escola pelo município de Campos dos Goytacazes. Entendemos o quanto é importante esta parceria entre a família e a escola, tanto para o ganho cognitivo dos alunos, quanto para a formação de bons cidadãos no futuro, sem falar dos benefícios que este fortalecimento dos vínculos familiares gera para os membros da família e para toda sociedade. Campos dos Goytacazes tem sido um grande parceiro, além de ser o pioneiro, nas iniciativas do Projeto Família na Escola", afirmou Celestino.

A equipe do projeto-piloto Família na Escola, em Campos, é formada pelos educadores: João Paulo de Oliveira, Elaine Raimundo, Kelly Paes, Mariany Andrade, Luciana Lobo e Thais Larissa.

O objetivo do projeto-piloto da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é estimular a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação de habilidades parentais, para o desenvolvimento integral da criança.


Reportagem: Wesley Machado

19 visualizações