top of page

Campos alinhada a projetos educacionais em nível nacional







Novas medidas estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) visando melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em Campos. Elas integram o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado na rede municipal de ensino em 2021, e estão alinhadas ao que está sendo construído em nível nacional na educação pública.


Uma delas diz respeito à reformulação das matrizes curriculares, cujas alterações contemplarão cerca de 40 unidades escolares, espalhadas pelas nove regiões educacionais, com anos finais do Ensino Fundamental e fases finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o secretário municipal de Educação, Marcelo Feres, os alunos das unidades com ensino fundamental permanecerão nas escolas por mais 7h/semanais. Com isso, passarão a estudar 5h/dia em um turno, 4 dias/semana; e um dia inteiro uma vez na semana.


“As mudanças passam a valer já no ano letivo de 2023. Para isso, foram inseridas novas competências a serem desenvolvidas com os alunos por meio de disciplinas inovadoras, tais como projetos integradores, projetos de vida e projetos de computação. E para a EJA, além do projeto integrador, foi inserido o projeto de percurso artístico-cultural na grade curricular, que inova nessa relação do aluno (adulto e jovem) que estuda à noite Os educadores que atuarão nessas áreas receberão formação continuada”, informou Marcelo.


Segundo a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, dentro desses projetos, serão trabalhados temas como ética, cidadania, relações humanas; tecnologia, inovação e empreendedorismo; economia criativa, economia solidária, sustentabilidade e educação financeira e fiscal; carreira profissional e pensamento científico e computacional; mundo do trabalho e formação profissional; o mundo e os contextos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais. Cada assunto será abordado de acordo com o nível de escolaridade.


“Na área da computação, também serão tradados temas como pensamento computacional e cultura digital, robótica, gamificação, letramento digital, cidadania digital, tecnologia e sociedade; tecnologias digitais da informação e comunicação, redes e ambientes de comunicação digitais, proteção de dados na rede, fake news, criação e utilização de Bots; conceitos básicos sobre impressora 3D, interface digital do programa, modelagem e impressão dos objetos 3D com possibilidade de construção de peças utilizadas em robótica, a impressora 3D e o mercado de trabalho; hardware e software, criação de games e aplicativos, programação com iniciação à linguagem Python e Javascript”, explicou Tânia.


No que tange ao percurso artístico-cultural, alguns eixos temáticos serão abordados comocinema brasileiro, redescobrindo a literatura brasileira, a cultura popular brasileira e suas múltiplas expressões, além de parques, museus e expressões artísticas diversas.

São Paulo


A exemplo de Campos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que pretende incluir programação no currículo das escolas de ensino médio da rede estadual, porém ainda em 2024. Leia mais aqui.


“Isso mostra que estamos no caminho certo. Mas não é somente isso. Outras medidas já foram implantadas em nossa rede. No ano passado, a Secretaria adquiriu 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além disso, há, ainda, 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos. É a primeira vez na história da educação municipal que as unidades recebem esse tipo de material, adquirido por meio do Programa Labmais”, finalizou o secretário.



SAIBA MAIS:




108 visualizações

Comments


bottom of page