Campos sedia encontro regional de técnicos do FNDE e gestores da Educação


A Prefeitura de Campos foi sede do Encontro Técnico Regional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aconteceu, nesta segunda-feira (02), e trouxe ao município técnicos do Ministério da Educação que atenderam individualmente gestores da Educação dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense. O Prefeito Wladimir Garotinho recebeu os representantes do Ministério e conversou sobre as ações que pretende desenvolver na Educação do município.


O atendimento dos técnicos foi feito de forma individual, para cada representante dos municípios presentes, objetivando conhecer a demanda e a realidade de cada cidade. Além de Campos, foram recebidos pelos três representantes do Ministério da Educação, Garigham Amarante, Darwin Nogueira e Anderson Wilson, os secretários de Educação e demais gestores dos municípios de Cardoso Moreira, Natividade, Bom Jesus de Itabapoana, Itaocara, Italva, São Francisco do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Quissamã, São João da Barra, São Fidélis, Itaperuna, Porciúncula, Aperibé e Cambuci.



O diretor de Ações Educacionais (DIRAE) do FNDE, Garigham Amarante, relatou a importância da aproximação do órgão com as Secretarias Municipais de Educação. “Nesse momento em que vivemos de distanciamento, trazer a autarquia para perto, levando as informações, tirando todas as dúvidas possíveis, é importantíssimo, principalmente nesse momento de retorno do ensino presencial ou híbrido, é preciso assegurar que o alimento esteja chegando na escola ou que esteja chegando na casa do aluno. Hoje estamos aqui com a Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), que cuida das obras das escolas. É importante estreitar as distâncias entre os municípios e o governo federal”, disse.


Para o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Marcelo Feres, trata-se de um encontro de extrema importância. “Estamos tendo a oportunidade de estarmos com os técnicos do FNDE. Em Campos temos um atraso grande, sobretudo, nos últimos quatro anos de ações de parcerias com o Fundo, que o município não se beneficiou. Desde o primeiro momento estamos mantendo contato com esses agentes e a vinda deles permite conhecer a nossa realidade e, certamente, acelerar muito mais as ações que já estamos avançando no município e que vamos avançar ainda mais para que Campos possa se beneficiar daquilo que tem previsto em lei de apoio à educação do município”, afirmou.



De acordo com Rafael Moreira, assessor do deputado Hugo Leal, que fez a ponte para que o Ministério da Educação estivesse presente em Campos, a vinda dos técnicos foi muito importante. “O deputado pediu aos técnicos do Ministério da Educação para que viessem a Campos a fim de reunir toda nossa Região Norte e Noroeste, já que os secretários relataram dificuldade de acesso ao mesmo. Os profissionais que vieram de Brasília vão ver as dificuldades do município e apontar soluções para que a estrutura chegue da melhor forma”.

40 visualizações