top of page

Capacitação: Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência




Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover na próxima terça-feira (26) a capacitação Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência: fatores de risco e recursos de apoio. O curso acontecerá às 18h30 pelo google meet. A organização é do Programa Saúde na Escola (PSE) com apoio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem) e da Secretaria Municipal de Saúde.


As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por profissionais da rede municipal de ensino no site do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – aqui.


De acordo com o coordenador do PSE João Paulo de Oliveira, uma das palestrantes será Gisele Pessin, psicóloga especialista em Psicologia Educacional, doutora em Cognição e Linguagem. Outra palestrante será Silvia Nascimento Ribeiro, psicóloga e psicopedagoga, servidora pública municipal, atuando na Seduct, e psicóloga clínica Fenomenológica – PSICOFISIO.


“Queremos preparar os profissionais da Educação para quando se depararem com estudantes com lesões autoprovocadas ou comportamento suicida. Sabemos que essas situações são complexas e requerem a nossa atenção, mas nem sempre sabemos lidar com elas de forma assertiva. Por isso, é tão importante a participação dos nossos educadores e demais profissionais neste evento para conversarmos e esclarecermos dúvidas sobre comportamento suicida, autolesão não-suicida, fatores de risco e recursos de apoio. Esse encontro visa à valorização da vida”, informou João.


O Link da videochamada para a formação está acessível aqui .


Outras ações


O Cinema Itinerante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia também está apresentando, durante este mês, o filme Divertidamente, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo. Confira aqui.


O PSE oferece, ainda, diversas palestras e projetos nessa temática, a fim de promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Um deles é o projeto “Entendendo a violência para prevenir, proteger e promover saúde”, por meio do qual o setor realizou a palestra cyberbullying e violência contra criança e adolescente em escolas municipais recentemente.


Além disso, há projetos sobre Saúde Mental, Teste sobre dependência da Internet (Nomofobia), Jogo das Emoções para as crianças, Projeto Bullying Não é Legal; Projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente - Dinâmica, jogos e orientações; Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil - Orientação Nutricional e Construindo Valores nas Escolas, entre outros.





130 visualizações
bottom of page