top of page

Capacitação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar reuniu municípios da região





A capacitação técnica regional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre as Políticas de Transporte Escolar aconteceu nesta terça-feira (17) e reuniu pessoas de diversos municípios da região. O curso foi voltado para 100 servidores dos Setores de Transporte e Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), além dos municípios vizinhos, no Auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura.


Na segunda-feira (16), a formação foi voltada aos gestores, diretores adjuntos, equipe técnica da Seduct e municípios, e tratou sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no Teatro Municipal Trianon.


O objetivo da capacitação foi orientar, atualizar e esclarecer dúvidas de dirigentes e técnicos das Prefeituras municipais e Secretarias de Educação envolvidas com a gestão descentralizada do PDDE, Programa Caminho da Escola e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), além dos membros do Conselho de Controle Social (CACS).


Representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Daêr Motta, explicou o objetivo do PNATE que é apoiar o acesso e a permanência de alunos da Educação Básica, residentes em áreas rurais, às escolas, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar desses estudantes. O público-alvo são estudantes das escolas da Educação Básica, residentes, prioritariamente no campo.





"É importante frisar, não deixem dinheiro na conta, invistam os recursos. Eles podem ser utilizados nas despesas de manutenção de veículos escolares rodoviários e aquaviário, além de aquisição de combustíveis e lubrificantes. O recurso pode ser investido também na aquisição de passe estudantil, quando houver oferta de serviço regular de transporte coletivo de passageiros", pontuou Daêr.




As amigas Simone Rangel e Michele Macedo vieram de Macaé para participar da capacitação. Trabalhamos com transporte escolar e achamos importante participar. É um diferencial do que a gente já faz e temos a oportunidade de aprender mais. Essa troca é muito importante", destacou Michelle.





Já Diony Fernandes dos Santos, veio de Saquarema. Ela participou dos dois dias de capacitação. "Estou gostando bastante. Tem sido bem esclarecedor. É ótimo ter esse feedback e estarmos mais próximos dos representantes desses programas, podendo tirar nossas dúvidas. Os palestrantes são bem objetivos e claros", disse Diony.




A coordenadora de Prestação de Contas da Seduct, Martha Castori, explicou que a equipe do FNDE permanecerá em Campos até quarta-feira (18), quando fará visitação em escolas e na sede da Secretaria de Educação para ações de assistência técnica e monitoramento in loco.


Além de Campos dos Goytacazes, também foram convidadas cidades como “Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema”, informou Martha.


23 visualizações

Bình luận


bottom of page