top of page

Capacitação Eduten vai ser realizada na próxima segunda-feira, na retomada do 2º semestre



Com o fim do recesso escolar e retomando as atividades para o 2º Semestre, na próxima segunda-feira (24), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) junto ao Projeto Eduten, e a Eduten Brasil, vai realizar a ação de capacitação Eduten para diretores, pedagogos, Professor de Suporte Pedagógico (PSP) e professores de 4º e 5º anos, além de professores de matemática, computação e projeto de vida de 6º ao 9º ano.

A diretora pedagógica Tânia Alberto disse que a capacitação será on-line e a primeira reunião é pelo Google Meet com 1 hora de duração e o restante da formação vai ser na própria plataforma Eduten. No final, serão concedidos certificados de participação. A Semana de Capacitação Eduten vai acontecer entre os dias 24 e 28 de julho, iniciando com o Dia “D”, no qual todos receberão um Cartão de boas-vindas, no primeiro dia letivo.

“O curso é importante para conhecerem a plataforma e os professores aprenderem a usar para liberarem as licenças de acesso de cada aluno. De modo que os estudantes possam usar os cadernos digitais de ensino da matemática dentro e fora da escola e os professores possam fazer a gestão pedagógica dessa aprendizagem”, explica Tânia.

De acordo com Arnaldo Vhieira, responsável pela área pedagógica do Eduten, “o processo de capacitação é a primeira e importante etapa para utilização do Eduten (caderno digital e adaptativo de atividades matemáticas) como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes”, disse Arnaldo.

O caderno Eduten foi implantado como ferramenta pedagógica, nas Escolas Municipais de Campos dos Goytacazes no final do mês passado, para ser utilizado pelos professores em seu planejamento de aulas, sendo necessária a capacitação. “Compreendemos que o professor, além das atividades corriqueiras de sala de aula e planejamento, é responsável por estabelecer um ambiente atrativo para ampliar oportunidades de aprendizagem que integrem e facilitem o uso das tecnologias pelos alunos, especialmente em relação à Matemática”, ressaltou Patrícia do Amaral, CEO da Eduten Brasil e completa que “é essencial que estejam preparados para oferecer essas possibilidades aos alunos”, finalizou Patrícia.

Outras ações foram implantadas nos últimos dias para que o Projeto Eduten seja consolidado como ferramenta a ser utilizada nas escolas de Campos, como por exemplo o projeto Caravana da Educação, realizado no início deste mês na Escola Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, e o envio de um jogo de ambientação, desenvolvido exclusivamente para estudantes da Rede.

Entre os dias 01 e 03 de agosto representantes da Direção da Eduten Brasil (Doutor Arnaldo Vhieira e os professores Alexandre Merofa e Maurício Rodrigues), estarão em Campos para acompanhar de perto o desenvolvimento do Projeto, reunindo-se com a Equipe de Gestão da Seduct e das Escolas. No dia 2 de agosto a equipe Eduten vai se reunir com gestores das escolas.

Todas essas ações têm como objetivo, ampliar o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes, para tornar o município referência regional nessa área da educação básica, entre outras.

185 visualizações

Comments


bottom of page