Capacitação para Mediadores e Cuidadores da rede municipal de ensino





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover nesta sexta-feira (19), das 8h30 às 11h30, a capacitação para os mediadores e cuidadores da rede municipal de ensino, no Teatro Municipal Trianon. A formação vai abordar o tema “Respeitar para acolher, conhecer para incluir e agir para fazer acontecer”. A novidade foi confirmada pelo secretário da pasta, Marcelo Feres, durante audiência pública promovida pelo vereador Leon Gomes, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. A sessão abordou o tema “Cuidadores e mediadores na rede pública”.


Leon é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias do Legislativo. Também participaram da audiência a assessora técnica da Seduct, Catia Mello; pais de alunos e profissionais do ensino, de quem o secretário ouviu as demandas e sugestões. Marcelo falou sobre a nova Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva, aprovada por meio da Lei nº 9.145, de 05 de maio de 2022, “com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal”, explicou.






A capacitação contará com apoio do Instituto Neurodiversidade. O professor doutor Sergio Machado será um dos conferencistas. Ele é fundador e diretor técnico-acadêmico do Instituto Neurodiversidade; graduado em Licenciatura Plena em Educação Física; doutorado em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; doutorado em Ciências do Desporto pela UBI/Portugal; pós-doutorado em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; ex-professor de Mestrado e Doutorado do IPUB/UFRJ (2014-2017); professor visitante do Mestrado em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM (2021-2023).


O CEO do Instituto, professor João Lucas Maciel de Lima, será outro palestrante. Ele é mestre em Ciências da Atividade Física, com ênfase em Neurociência; pós-graduado em Educação Física Adaptada e Inclusiva; pós-graduando em Autismo - CBI of Miami; licenciado e Bacharelado em Educação Física; sócio-fundador e administrador do Instituto Neurodiversidade; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Queimados; vice-presidente da APAE/Queimados; membro fundador da Câmara Técnica de Educação Física e Adaptada do CREF1; conselheiro estadual ONDA – autismo/RJ.


Outra participação será do gestor de Relacionamentos do Instituto Neurodiversidade, Luiz Carlos Vieira Junior, graduando em Desenvolvimento e Coach na área de Desenvolvimento Humano e Inteligência emocional.


OUTRAS MEDIDAS


“A partir da sanção da lei, realizamos um processo seletivo para contratação de 200 mediadores e 100 cuidadores. Vamos implantar, ainda, o Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva na nova Cidade da Criança e do Futuro. Para isso, estamos buscando parcerias de empresas públicas e privadas, e fizemos reuniões com várias instituições como Eletrobras, Petrobras, Casas Bahia, Ponto Frio, etc”, acrescentou.


Com apoio da deputada federal Clarissa Garotinho e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Campos vai ganhar, também, uma Clínica Escola do Autista, a ser construída com recursos do orçamento da União e emendas parlamentares, visando ofertar serviços para o desenvolvimento neuromotor desse público.



95 visualizações