top of page

Caravana da Educação inaugura unidades móveis de Ciência e leitura



O projeto Caravana da Educação, lançado neste sábado, na Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) contou com a inauguração dos caminhões "Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco", Viajando na Ciência" e ainda do caminhão Palco, que recebeu os músicos da Banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Teve ainda apresentação da banda de fanfarra da Manoel Ribeiro do Nascimento. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Marcelo Feres, falou sobre a importância das unidades móveis do Caravana da Educação.


"Esses caminhões que vocês estão vendo aqui foram recuperados e, agora, estão cumprindo o papel de levar a Educação para todo o município. O laboratório móvel que hoje é o Viajando na Ciência, era sucata. O Biblioteca Volante também. E a gente conseguiu resgatar todos esses equipamentos públicos. Esse é o nosso primeiro encontro aqui e teremos outros em unidades escolares diferentes. É a Educação circulando pelo município. Tem robótica acontecendo, tem a comunidade participando ativamente da Educação", disse o secretário.

Apaixonado por Ciências, Rodrigo Barreto, 14 anos, foi um dos primeiros a conhecer o caminhão. "Adorei ver as partes das flores através do microscópio" disse Rodrigo. Os amigos Guilherme de Souza Gomes, 12 anos, e Mike Barreto, 9 anos, também gostaram da novidade. "A gente gostou muito de ver as partes do corpo humano. É muito interessante. Gostei muito do cérebro" disse Guilherme.

OUTRAS AÇÕES

O Caravana da Educação também contou com ações do Programa Saúde na Escola (PSE); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Procon, projeto Matemática Divertida, com o Eduten; Fundação Municipal de Esporte (FME), Educação Ambiental, Dog Show da Guarda Municipal e beleza, com manicure. Natália de Souza Soares aproveitou o Caravana da Educação para cuidar da saúde. Ela estava sentindo um incômodo no ouvido e foi direto no Programa Saúde na Escola (PSE). "Gostei muito. Eles olharam meu ouvido e me deu o encaminhamento para um profissional. Foi tudo muito rápido e fácil. Estou muito feliz com o atendimento " disse Natália.


Enquanto Natália veio cuidar da saúde, a professora Carla Adriana Maciel resolveu investir na beleza. Ela aproveitou para fazer a unha. "Estou me sentindo uma princesa. Tenho um evento na igreja hoje à noite e já vou sair daqui arrumada e pronta" relatou Adriana.

No Caravana da Educação Hora do Cinema, o filme exibido foi "Extraordinário". A confeiteira Fiama Santos assistiu a trama pela primeira vez. "Estava ansiosa para ver esse filme e quando soube que ia passar aqui na escola fiquei feliz " ressaltou Fiama.

A diretora da Manoel Ribeiro do Nascimento, Cristina Lúcia Gomes Rangel, disse que estava muito feliz por sediar o lançamento do projeto. "É uma grande honra para toda a nossa comunidade, ter a nossa escola escolhida. Foi um aprendizado muito grande para os alunos porque eles puderam ver de perto tudo que está acontecendo na nossa Rede municipal", disse a diretora. A Manoel Ribeiro tem 594 alunos e atende da Educação infantil ao 5º ano.

6 visualizações

Comments


bottom of page