top of page

Caravana da Educação leva dezenas de serviços e programas para Tocos







A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) levou dezenas de serviços e programas para o distrito de Tocos, neste sábado (19), por meio do Projeto Caravana da Educação. Essa é a segunda edição do projeto que estacionou na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas oferecendo ações educativas, laboratórios móveis, cultura, lazer, robótica itinerante, recreação, educação em saúde, ciência, educação ambiental, saúde animal, música e sorteio de brindes, em parceria com a Receita Federal do Brasil.



De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, trata-se de um grande mutirão para atender a toda a família em locais mais distantes do Centro da cidade. O evento contou com centenas de moradores, pais de alunos, estudantes e diretores escolares da região. A Corporação Musical Famutoc do Ciep Francisco Portela e a Banda da Seduct abriram os trabalhos com muita música e alegria.






"Essa força-tarefa tem objetivo de fazer com que as crianças aprendam mais e com qualidade. Não é porque é uma educação pública que tem que ser sem qualidade. A mensagem e determinação do nosso prefeito Wladimir Garotinho é para cuidarmos de pessoas. Quem aprende de verdade tem um futuro muito melhor e é isso que estamos garantindo com o Caravana da Educação", afirmou Marcelo Feres.




O Programa Saúde na Escola (PSE) levou projetos como Construindo valores nas escolas, projeto de enfermagem com aferição da pressão arterial e teste de glicemia, orientação sobre higiene e saúde, orientação nutricional e enfrentamento à obesidade infantil, combate ao abuso e violência sexual de crianças e adolescentes, saúde auditiva e meatocospia em parceria com o Curso de Fonoaudiologia do Uniflu, e projeto Tudo Bem se Emocionar, sobre saúde mental.


O Caminhão Viajando na Ciência foi uma das principais atrações. Julia de Carvalho, 10 anos, estuda no 4º ano de escolaridade e ficou encantada com tudo que viu no laboratório móvel. Ela aprendeu, entre outros assuntos, sobre saúde bucal. “Nunca parei para contar quantos dentes temos na boca e não sabia a importância de cada um. Adorei conhecer mais sobre esse assunto. Também gostei muito de aprender sobre os tipos de esqueletos dos diferentes animais”, disse a aluna.





A equipe do Departamento Pedagógico e da Eduten auxiliaram os estudantes em atividades e jogos de matemática. O Departamento de Animação Cultural realizou pintura facial e bolamania com a meninada. O ônibus da Biblioteca Volante - Goiabada com Chuvisco - levou muita literatura e conhecimento para as famílias. “Nunca tinha visto uma biblioteca assim, achei muito legal”, comentou a estudante Bianca batista, de 9 anos, que também participou de uma apresentação musical na qual interpretou a personagem Wandinha no Caminhão-Palco.


O diretor da Escola Dr. Getúlio Vargas, Luiz Augusto Bernardo, agradeceu a participação maciça da comunidade escolar e ao apoio da Seduct. "Foi muito importante receber, em nossa unidade, o Caravana da Educação com tantas ações ao mesmo tempo, garantindo não apenas o estímulo do processo de ensino-aprendizagem, mas também saúde, orientações, lazer e cultura. E ainda não acabou: mais tarde teremos o Cinema Itinerante. Convidamos toda a comunidade para participar conosco", destacou o gestor.






LEIA MAIS:








109 visualizações

Comentários


bottom of page