top of page

Caravana da Educação reuniu centenas de famílias em escola de Baixa Grande







A Caravana da Educação estacionou, neste sábado (2), no pátio da Escola Municipal Santa Terezinha, em Baixa Grande, Baixada Campista. E não faltaram atrações, serviços e público. Centenas de moradores do distrito, alunos e profissionais do ensino da região prestigiaram o evento, organizado pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O secretário da pasta, Marcelo Feres, fez o plantio de uma muda de árvore junto aos estudantes e explicou a proposta do projeto:



“Por meio do Projeto Caravana da Educação, levamos ações educativas, laboratórios móveis, cultura, lazer, robótica itinerante, recreação, educação em saúde, ciência, música, cinema e sorteio de brindes, em parceria com a Receita Federal do Brasil. Esse é um grande mutirão para atender toda a família em locais mais distantes do Centro da cidade. É a Educação indo além, eliminando as barreiras do ensino e rompendo os muros da sala de aula”, disse o secretário.




Dentre as dezenas de serviços ofertados estão: Programa Saúde na Escola (PSE), Justiça Itinerante em parceria com a Subsecretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, educação ambiental com mini oficina de arborizadores, Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco, Espaço da Beleza com trancista, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; matemática divertida com a equipe do Departamento Pedagógico da Seduct em parceria com a equipe da Eduten, laboratório móvel Viajando na Ciência, apresentações artísticas, culturais e esportivas, além da robótica itinerante.



O Departamento de Animação Cultural e Bandas de Fanfarras da Seduct promoveu bolamania e pintura facial e animou o evento com participação da Fanfarra Leda Pinto Lucas, da Escola Santa Terezinha.




O PSE levou diversas ações, como Enfermagem, com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, distribuição de folders informativos sobre higiene e saúde; prevenção de doenças na Infância, e hipertensão. Na área da saúde mental/Psicologia: teste sobre dependência da Internet (Namofobia), jogo das emoções para as crianças, Projeto Bullying Não é Legal.


Além disso, também ofertou orientação de Saúde Auditiva com realização de Meatoscopia, projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente - Dinâmica, jogos e orientações; Saúde Bucal - orientação sobre escovação, distribuição de escova de dente; Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil - Orientação Nutricional; Construindo Valores nas Escolas - Pintura, distribuição de Kits de Desenho trabalhando a temática.





Para o diretor da escola, João Victor Ribeiro, a Secretaria de Educação vem ofertando um novo jeito de ensinar, de forma lúdica e mais atraente. “É muito importante receber esse evento aqui na nossa escola, com serviços que já apresentamos para as famílias durante as reuniões de pais, mas que hoje estão podendo conhecer melhor. São muitos laboratórios novos que estão permitindo aos nossos alunos aprenderem brincando. Tudo de excelente qualidade. Obrigado ao secretário Marcelo, ao prefeito Wladimir Garotinho, aos nossos diretores da região presentes e aos nossos professores”, disse.




Ana Cláudia da Silva aprovou a Caravana. “Tudo muito legal aqui. Aproveitei para buscar orientação com a equipe jurídica a respeito de aposentadoria e auxílio-doença. Fui bem atendida. Precisava saber como funciona e quais documentos preciso levar. Ela me explicou tudo direitinho”, comentou.


Aluna da Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, em Babosa, Pietra Lima, 9 anos, usou um tablet pela primeira vez e amou. “É a primeira vez que uso e achei muito mais fácil pra aprender matemática desse jeito. O que mais gostei foi do jogo de encontrar as diferenças. Muito legal!”, afirmou a estudante.











190 visualizações
bottom of page