Ciência e Tecnologia: escolas municipais recebem laboratórios de robótica





Implantar a ciência e a tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino é parte das metas previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O PAE tem metas estabelecidas para serem executadas até o final de 2024. Muitas delas já estão sendo cumpridas e visam ao letramento digital dos estudantes até o 5º ano de escolaridade e à inovação tecnológica na rede. Uma das mais esperadas é a implantação dos laboratórios de robótica, que já começou a acontecer esta semana, prometendo mudar a forma de enxergar a educação em Campos.


De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, foram adquiridos 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Ao todo, 15 escolas já receberam os kits de robótica, outras 10 serão contempladas na terça-feira, dia 27.


“Esse é um grande marco para a Educação de Campos e representa o início da materialização da ciência e tecnologia na educação do município. As equipes da Seduct estão fazendo apresentações com demonstração de como funcionam os laboratórios para os alunos. Essa é uma meta ousada e estamos muito felizes de estarmos cumprindo já neste ano de 2022. Os alunos estão impactados e os professores muito satisfeitos”, afirmou Marcelo.


A coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais da Seduct, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, explicou que um ebook digital está sendo distribuído para as 26 escolas contempladas nesta primeira fase, contendo o plano de ação para os laboratórios de robótica da rede municipal de ensino. Uma reunião com os diretores das primeiras unidades beneficiadas foi realizada nesta quinta-feira (22), na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), explicando como será feita a implantação.


“Na semana passada, o encontro aconteceu com os professores que atuarão nesses laboratórios. Além disso, a Seduct ministrou capacitações para diretores, pedagogos e 42 professores de laboratórios, antes da chegada dos kits, em junho e julho deste ano”, lembrou Anna.





PROJETO LABMAIS


Segundo o secretário, os laboratórios de robótica integram o Projeto LABMAIS, por meio do qual a Seduct também adquiriu 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais.


Outros 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender estão sendo distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos. A Secretaria também está reestruturando os laboratórios de informática já existentes na rede e, além disso, 13 escolas receberam equipamentos do projeto Janelas do Amanhã, da Petrobrás - um projeto que ajuda a reduzir as desigualdades na área da educação pública, que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19.



CONFIRA AS ESCOLAS CONTEMPLADAS NA PRIMEIRA FASE


Escolas que já receberam:


1. CIEP Maestro Villa Lobos

2. CIEP Wilson Batista

3. EM Anleifer Leite Fernandes

4. EM Branca Peçanha Ferreira

5. EM Claudia Almeida

6. EM Custódio Siqueira

7. EM Dr. Getúlio Vargas

8. EM Francisco de Assis

9. EM Frederico Paes Barbosa

10. EM Lídia Leitão

11. EM Lions II

12. EM Manoel Coelho

13. EM Manoel Ribeiro Nascimento

14. EM Nossa Senhora Aparecida

15. EM Prof.ª Eunícia Ferreira da Silva

16. EM Sagrada Família


Escolas que receberão na próxima semana:


1. CE 29 de Maio

2. CIEP Prof.ª Carmem Carneiro

3. EM Gonçalo Francisco Nunes

4. EM José Giró Faísca

5. EM Maria Lúcia

6. EM Prof. Paulo Freire

7. EM Profissional São José

8. EM Santa Maria

9. EM Santa Terezinha

10. EM Sebastião Ribeiro de Deus



SAIBA MAIS


Educação capacita profissionais para receberem laboratórios de robótica



12 visualizações