top of page

Ciep Francisco Portela, em Tocos, recebe Cinema Itinerante nesta quarta




Mais uma escola foi contemplada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com o Projeto Cinema Itinerante na noite desta segunda-feira (18). Desta vez, os alunos do Ciep Clóvis Tavares, em Nova Brasília, e moradores do bairro foram beneficiados com a sessão de cinema. Quarta-feira (20), o projeto vai migrar para o Ciep Francisco Portela, em Tocos; quinta (21), para a Escola Municipal João Borges Barreto, em Ururaí; e sexta (22), Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão.


No sábado (23), o cinema vai integrar a programação do Programa Caravana da Educação que acontecerá a partir das 8h na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto, em Farol de São Tomé. Neste mês, está sendo exibido o filme Divertidamente, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.


Estiveram presentes na ação desta segunda-feira o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, e a assessora técnica da Seduct, Catia Mello. Eles foram recebidos pela diretora Ana Paula Boa Morte e pela diretora adjunta Danielle Muguet. “Esse é um projeto enriquecedor, que promove cultura e lazer integrando a família com a escola. É uma excelente oportunidade para nossa comunidade escolar”, disse Ana Paula.



Rosemary Nogueira Nunes levou os três netos, de 12, 5 e 3 anos de idade, e uma vizinha para a sessão. “Estamos amando, eles estavam ansiosos para chegarem aqui. É a primeira vez que participamos de algo tão legal assim aqui na escola para toda a família”, disse. Ana Carolina, a neta de 12 anos, elogiou: “Estou gostando muito do filme e queria que tivesse mais vezes. Se eu não estivesse aqui, estaria em casa no celular. Hoje estamos fazendo algo diferente”, afirmou.


Nilo destacou que o longa é uma animação da Disney que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. Ao tratar sobre emoções tão diretamente, o filme se tornou uma referência no assunto, capaz de inspirar tanto famílias quanto educadores. “A entrada é gratuita e para todos os públicos, com direito a pipoca e guaravita. Toda a família pode e deve participar. Com isso, melhoramos a relação família X escola e os vínculos familiares”, explicou Nilo.



Catia adiantou a agenda da próxima semana: “No dia 25/09, serão contemplados os alunos e familiares da Escola Francisco de Assis, no Matadouro; dia 27/09, do Ciep Carmem Sylvia Carneiro, Jardim Ceasa; 28/09, Ciep Ataíde Dias, Parque Santa Rosa; e dia 29/09, Escola Wilmar Cava Barros, no Jóquei, fechando o mês de setembro”.


OBJETIVO


Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a apresentação pretende reunir educadores, alunos e seus familiares para discutir lições como: todas as emoções importam; mudanças são inevitáveis; as crises levam ao autoconhecimento; e a importância de se expressar. “O Cinema Itinerante prioriza a exibição de filmes que abordam assuntos que tenham foco educacional e pedagógico”, disse.


Marcelo acrescentou que o objetivo é levar o entretenimento, a cultura e o lazer às comunidades rurais do interior, a fim de contemplar crianças que moram distantes do Centro da cidade e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional. “A proposta é exibir filmes que possibilitem a discussão entre os estudantes e profissionais envolvidos na rede pública de ensino, como uma importante estratégia de ampliar o conhecimento dos estudantes em um território rural onde o acesso a esse tipo de entretenimento é escasso”, explicou o secretário.

15 visualizações

Commentaires


bottom of page