Cinco Escolas Municipais e uma do Estado tiveram seus projetos selecionados para participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti), que será realizada no final deste ano no Rio de Janeiro. Essa é a maior feira de Ciências do Estado e envolve projetos de diferentes segmentos e áreas. As unidades selecionadas são Eloy Ornelas, em Vila Nova; Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo; Dr Luiz Sobral, Jardim Carioca (que teve dois projetos selecionados); Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol; e a Escola Estadual Benta Pereira.
Os projetos foram selecionados durante a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMUCTI), desenvolvida durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 18 e 20 de novembro, no Jardim São Benedito, quando também foi realizada a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ao todo, 91 instituições, sendo 61 unidades escolares participaram das atividades.
A coordenadora da Feira, Carla Salles, explicou que foram selecionadas ainda seis escolas, Anos Iniciais, que serão premiadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). São elas: Lions Goitacá; Sagrada Família; Manoel Ribeiro do Nascimento, Fazenda Chalita e Luiz Sobral. Já as escolas Professora Eleonora da Silva Pinto Viana, Frederico Paes Barbosa e José do Patrocínio receberam menções honrosas. Este ano, o tema trabalhado foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável".
“É revigorante ver o envolvimento e participação dos alunos em eventos como estes, mostrando o comprometimento dos alunos e dos professores. Valeu e sempre valerá a pena, principalmente na vida dos alunos que estão em processo de formação e todos contabilizam ganhos individuais e coletivos nesta rede de conhecimento”, disse Carla.
A diretora da E.M Dr Luiz Sobral, Paula Farah Arueira, falou da alegria de ter dois projetos classificados para a próxima edição da Fecti. Para ela, a escolha demonstra o comprometimento e a dedicação dos alunos, professores e equipe administrativa em promover uma educação de qualidade. A escola também vai ser premiada na categoria Anos Iniciais.
“A conquista dessas vagas na Feira de Ciências é um testemunho do talento e da criatividade que residem em nossa comunidade escolar. Quero parabenizar em particular aos alunos, cujo trabalho árduo e paixão pela ciência os levaram a esse reconhecimento merecido. Seus projetos representam o espírito da inovação e da pesquisa que queremos promover em nossa escola. Eles são exemplos brilhantes do que é possível alcançar quando se tem um comprometimento genuíno com o aprendizado e a exploração”, comentou.
Ela também agradeceu aos professores e membros da equipe administrativa que apoiaram e orientaram esses projetos. “O papel deles na orientação e no apoio aos alunos é inestimável e demonstra o nosso compromisso contínuo com a excelência educacional. Essa conquista não apenas enche de orgulho nossa escola, mas também destaca a importância da educação pública de qualidade. Mostra que, com os recursos e o apoio adequados, nossos alunos podem competir em igualdade de condições e até superar suas contrapartes de escolas particulares”, disse Paula.
IX FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (FEMuCTI) DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (Projetos selecionados nas Feiras de Ciências)
1- EM Eloy Ornelas
Projeto: “Transformando uma casa de roça em um mini sítio ecologicamente sustentável”
Orientadora: Marina de Oliveira
2- EM Nossa Senhora Aparecida
Projeto: “Embalagens Tetra Pak® Como Material Isolante Térmico: alternativa sustentável e de baixo custo na confecção de protótipos para ensino de Ciências.
Orientadora: Carime Rodrigues Salim
Coorientadora: Roberta Aparecida Anselmé Martins
3- EM Dr Luiz Sobral
Projeto: “Cotoco Arte”
Orientador: Luiz Carlos Soares Alves
4- EM Dr Luiz Sobral
Projeto: “Produção de tijolos para construção civil e objetos de arte para decoração ambiente a partir de plástico utilizado”
Orientadora: Carla Rodrigues Oliveira
5- CE Benta Pereira
Projeto: “Bentabilidades” (Ação I – reaproveitamento de água do ar condicionado)
Orientadora: Darlielva do Rosário Freitas
6- EM Cláudia Almeida Pinto de Oliveira
Projeto: “Coagulante para o tratamento de água a partir do Madacaruda -Praia”
Orientadora: Andressa de Souza Batista
IV FEIRA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
1-Escola Municipal Lions Goitacá
Projeto: “Horta Sustentável”
Profa. Josiane da Hora Machado de Souza
2- Escola Municipal Sagrada Família
Projeto: “Sensações e Descobertas”
Profa. Monyque Kelly Pinto de Souza
Professoras colaboradoras:
Pollyana Gomes Pinho de Souza
Flaviana Vieira dos Santos
Mariana Mattos Manhães Machado
3- EM Dr. Luiz Sobral
Projeto: “Roboticando Tarsila“
Prof. Luiz Carlos Soares
4- EM Manoel Ribeiro do Nascimento
Projeto: “Reaproveitar Papelão é pura diversão”
Profa. Sandra Gomes Coutinho dos Santos
Professora colaboradora: Natália Carlos de Souza Sobrinho Lobo
5- EM Manoel Ribeiro do Nascimento
Projeto: “Captação e reaproveitamento da água da chuva”
Profa.: Magda Narcisa Ferreira Gama
6- EM Fazenda Chalita
Projeto: “Reutilizar, Reduzir e Reciclar”
Profa. Juliana da Silva Santos
Professoras colaboradoras:
Fabiana Costa Souza de Vasconcellos Correia
Marilene Peixoto Vilaça da Silva
MENÇÕES HONROSAS
1-EM Prof Eleonora da Silva Pinto Viana
Projeto: “Produção de Sabão Sustentável a partir de óleo de fritura reciclado na escola municipal”
Professor: Murilo de Almeida Santos
2- EM Frederico Paes Barbosa
Projeto: “O estudo de planárias no processo de alfabetização científica”
Professora: Walquíria Rangel da Silva Petrucci
3- EM José do Patrocínio
“Deixe que as plantas falem”
Professora: Erlise Sanches Ferreira de Sousa
Comments