top of page

Cinema Itinerante em alusão à Campanha de Prevenção ao Suicídio






O Cinema Itinerante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está apresentando, durante este mês, o filme Divertidamente, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo. Na próxima segunda-feira (18), o projeto vai estacionar às 18h no Ciep Clóvis Tavares, em Nova Brasília, contemplando as famílias do bairro.


A entrada é gratuita e para todos os públicos, com direito a pipoca e guaravita. O longa é uma animação da Disney que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. Ao tratar sobre emoções tão diretamente, o filme se tornou uma referência no assunto, capaz de inspirar tanto famílias quanto educadores.


De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, quarta-feira (20), será a vez do Ciep Francisco Portela, em Tocos. Quinta (21), Escola Municipal João Borges Barreto, em Ururaí; Sexta (22), Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão. No sábado (23), o cinema vai encerrar a programação da Caravana da Educação que acontecerá a partir das 8h na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto, em Farol de São Tomé.


“Na semana seguinte, serão contempladas as Escolas: Francisco de Assis, no Matadouro (25/09); Ciep Carmem Sylvia Carneiro, Jardim Ceasa (27/09); Ciep Ataíde Dias, Parque Santa Rosa (28/09); e Escola Wilmar Cava Barros, no Jóquei (29/09), fechando o mês de setembro”, adiantou Catia.

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a apresentação pretende reunir educadores, alunos e seus familiares para discutir lições como: todas as emoções importam; mudanças são inevitáveis; as crises levam ao autoconhecimento; e a importância de se expressar. “O Cinema Itinerante prioriza a exibição de filmes que abordam assuntos que tenham foco educacional e pedagógico”, disse.


Marcelo acrescentou que o objetivo é levar o entretenimento, a cultura e o lazer às comunidades rurais do interior, a fim de contemplar crianças que moram distantes do Centro da cidade e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional. “A proposta é exibir filmes que possibilitem a discussão entre os estudantes e profissionais envolvidos na rede pública de ensino, como uma importante estratégia de ampliar o conhecimento dos estudantes em um território rural onde o acesso a esse tipo de entretenimento é escasso”, explicou o secretário.



Filme - A protagonista é uma garota chamada Riley, feliz na cidade em que mora com seus pais. Além da conexão familiar, também pratica esportes e cultiva amizades verdadeiras. Porém, ao completar 11 anos, mudanças bruscas fazem com que sua vida comece a perder o sentido. De repente, a garota se vê confusa diante de um misto de emoções frustrantes e diferentes da habitual alegria que sentiu na maior parte da sua infância.


Por trás dessa dificuldade em se adaptar, estão as suas emoções como personagens que sempre tentaram fazer de tudo para que ela se sentisse feliz na maior parte do tempo. O que esse time acaba descobrindo é que o campo emocional de um ser humano é muito mais complexo e não se resume apenas a nos sentirmos bem.

21 visualizações

Comments


bottom of page