top of page

Cinema Itinerante em Tocos na noite deste sábado





O projeto Caravana da Educação vai continuar na noite deste sábado (19), no distrito de Tocos, levando mais uma edição do Cinema Itinerante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos. A apresentação acontecerá às 18h na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. O filme a ser exibido será o drama familiar Extraordinário.



O filme conta a história de um garoto que nasceu com uma deformação facial, levando-o a passar por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta. Com direção de Stephen Chbosky, o longa traz no elenco Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson.



O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, afirmou que o objetivo é levar o entretenimento, a cultura e o lazer às comunidades rurais do interior, a fim de contemplar crianças que moram distantes do Centro da cidade e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional.



A ideia é promover cerca de 100 apresentações ao longo deste ano. "A maioria das pessoas que vivem nas comunidades rurais dificilmente têm acesso a exibições de filmes em espaços de cinema, restritos a shopping centers ou centros culturais. O Cinema Itinerante no Interior vai priorizar a exibição de filmes nacionais, abordando assuntos que tenham foco educacional e pedagógico. A proposta é exibir filmes nacionais, que visam possibilitar a discussão entre os estudantes e profissionais envolvidos na rede pública de ensino, como uma importante estratégia de ampliar o conhecimento dos estudantes em um território rural onde o acesso a esse tipo de entretenimento é escasso”, explicou o secretário.



De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, serão ofertadas sessões periódicas dentro do espaço escolar, para os estudantes e a comunidade escolar, buscando atender um público alvo de até 1000 pessoas por edição.



O catálogo é vasto e conta com filmes como Tainá 3 – A Origem, cuja história pode ser um ótimo gancho para os estudantes conhecerem mais sobre a região da Amazônia, aprenderem sobre a cultura indígena e refletirem sobre a diversidade cultural do país. O filme também abre a possibilidade de trabalhar conteúdos de educação ambiental, contemplando discussões sobre o consumo consciente.



Outro filme que promete ser sucesso será Rio: O filme, que pode ser um ótimo instrumento para trabalhar com alunos de ciências e biologia a temática tráfico de animais silvestres. As Aventuras do Avião Vermelho também está na lista e conta a história de Fernandinho, um garoto que embarca em uma aventura repleta de imaginação após ganhar um livro do seu pai. Por meio deste filme será trabalhada a importância da leitura e da amizade.



“É importante destacar que esta ação constitui uma das atividades previstas no Programa Família na Escola, cujo objetivo é resgatar e fortalecer o convívio familiar e promover a ampliação do contexto cultural da comunidade e favorecer a integração da Proposta Pedagógica da Escola”, completou Catia.

101 visualizações

댓글


bottom of page