top of page

City Tour leva alunos a pontos culturais e históricos de Campos


O projeto City Tour Pedagógico, realizado pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, levou nesta quinta-feira (14), 36 alunos do 9º ano da escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, situada em Travessão, para um passeio cultural pelos pontos turísticos do município. O objetivo é mostrar a importância e o valor de Campos na história do Brasil.

Para o Secretário da pasta, Hans Muylaert, a retomada do City Tour Pedagógico vai levar conhecimento aos estudantes e aos munícipes. “Num projeto de empoderamento e pertencimento da cultura da nossa cidade, o Prefeito Wladimir Garotinho nos orientou a priorizar as ações do City Tour para que, juntos aos professores da rede de ensino, os estudantes sejam multiplicadores do conhecimento e cultura da nossa cidade”, destacou.





A estudante Débora, de 14 anos, conta que ficou impressionada com os detalhes da arquitetura dos prédios visitados. “Eu gostei e fiquei encantada com a arquitetura. Poder ver de perto como muitas coisas são parecidas, mas não são iguais. Muitos detalhes, obras feitas à mão. Também achei muito interessante o museu. Foi incrível e eu recomendo para que outros estudantes e moradores da cidade possam conhecer”.

Também estudante, Bruno Francisco, de 15 anos, contou que ficou impactado com o período de escravização em Campos. “O que mais agregou para mim foi a história dos escravos em nossa cidade, acho que mexeu comigo porque venho de família negra e isso foi muito forte, mas também importante para o meu conhecimento”, destacou.



A professora de Artes da unidade que participou do City Tour, Michele Moraes de Oliveira, explicou que sempre busca proporcionar essa experiência para os alunos e que percebe grande progresso desses jovens após os passeios. “Como eles estão mais afastados da área central, acabam não acessando a história da nossa cidade. O City Tour é importante para expandir o conhecimento, e eles voltam extasiados, curiosos por mais, com várias perguntas em sala de aula. Acho muito importante que outros professores promovam esse passeio pela nossa cidade, que é tão rica em história”, reforçou a professora.


O coordenador e guia do projeto, Everaldo Reis, destaca que é um trabalho de base da história de nossa cidade que esses alunos vão levar por toda a vida. “Eles vão adquirir o conhecimento em campo e serão multiplicadores da história do município e sua importância para o país”, disse.


PERCURSO



O City Tour Pedagógico teve início às 8h, com saída do chafariz da Praça São Salvador, passando pelo Rio Paraíba do Sul, Ponte Barcelos Martins, seguindo pela antiga Santa Casa, Praça Quatro Jornadas, antiga Câmara Municipal de Vereadores, portos e locais onde eram utilizados como cemitérios. Na sequência passou pela Praça São Salvador, Hotel Gaspar, Solar Visconde de Araruama, Monumento ao Expedicionário, Livraria Ao Livro Verde, Boulevard, Casario, Lira de Apolo, Pelourinho, Igreja do Carmo, rua 13 de Maio, Cine Teatro São Salvador, Prédio da Maçonaria e Igreja São Francisco.


156 visualizações

Comments


bottom of page