O Dia do Soldado, lembrado dia 25, foi comemorado com várias atividades nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Na Escola Municipal Farol de São Tomé, por exemplo, alunos do 3º ano, do Ensino Fundamental, turno da manhã, receberam a visita do Soldado Kesley da Costa Apolinário, da 2ª Companhia de Infantaria, de Campos. As crianças puderam conhecer com mais profundidade o trabalho do militar e como funciona o dia-a-dia dentro de uma Companhia.
O diretor da unidade, Guilherme Alves Monteiro, afirma que o evento foi essencial para que os alunos pudessem entender a importância de datas comemorativas para o país, como o Dia do Soldado. “O trabalho foi importante e edificante para os nossos alunos, pois é um resgate do dever cívico, que precisa ser trabalhado e incentivado em todas as unidades escolares. Evidencia a contribuição de heróis, que lutaram e lutam pela preservação e segurança de nossa nação.
O soldado Kesley explicou que durante a visita ele pôde compartilhar experiências e as diversas funções que um militar pode desempenhar dentro das Forças Armadas. “Acredito que essa interação com os alunos desperta neles valores como disciplina, responsabilidade e patriotismo, além de inspirar jovens a considerar futuras carreiras nas forças armadas”, disse o soldado.
O Dia do Soldado faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento. "nasceu no Rio de Janeiro, em uma família pertencente à aristocracia militar portuguesa. Luís Alves atuou durante o Período Regencial e o Segundo Reinado. Teve participação fundamental na Guerra do Paraguai, conquistando importantes vitórias para o Brasil.
Comments