top of page

Conscientização do Autismo na Escola Eunícia Ferreira da Silva





As unidades escolares da rede municipal de ensino continuam trabalhando o tema da inclusão diariamente. A educação e a convivência inclusiva passaram a fazer parte da rotina dos estudantes das creches e escolas a partir de 2021. Diversas ações estão sendo realizadas pelos profissionais para abordar o tema tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental.


A Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa, por exemplo, aderiu à Campanha Abril Azul trabalhando a conscientização do Autismo com todos os alunos, focando a palavra-chave respeito. Para a diretora Daniely Pelicioni Azeredo, não se pode falar em inclusão na escola sem falar da importância do professor, pois, ele é essencial na mediação desse processo inclusivo.


“Para reforçar essa ação pedagógica, agora também contamos com as mediadoras, um grande avanço de nossa rede municipal, uma importante ferramenta para a inclusão dessas crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), dando a possibilidade de superar seus desafios. É responsabilidade da Escola proporcionar um ambiente com melhores condições para que elas sejam incluídas tanto na sala de aula, como também dentro de todo o contexto do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a gestora.


A professora do 1º ano de escolaridade da unidade, Elisângela Caetano, acrescentou que trabalhar a inclusão nas escolas ainda é um desafio, pois depende do conjunto de ações de todos os agentes envolvidos com a educação, desde a direção, corpo docente e discente e todo a equipe de apoio.


“Tal desafio pode ser facilitado quando o ambiente escolar oferece respeito, empatia, acessibilidade e recursos para estimular o aluno com necessidades especiais. É muito importante trabalhar a conscientização das diferenças existentes entre os alunos de modo a diminuir os preconceitos e aumentar a compreensão da necessidade de um ambiente acolhedor e colaborativo para desenvolvimento do potencial dos alunos portadores de necessidades especiais”, avaliou.


SAIBA MAIS:

Abril Azul: atendimento na rede municipal de ensino

https://campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=80368

51 visualizações
bottom of page