top of page

Conscientização: saúde bucal nas escolas em parceria com UBSF Eldorado





Uma equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Eldorado promoveu um trabalho de conscientização de educadores e alunos a respeito da saúde bucal na Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira neste mês. A dentista Renata Muniz, acompanhada da agente comunitária de saúde, Camila David Magalhães, realizou ação de Educação em Saúde com palestra, bate-papo, desenho educativo, oferta de kits de higiene oral, escovação supervisionada e exame epidemiológico com os alunos da Educação Infantil.





Trata-se do projeto UBSF Eldorado levando saúde para a escola, lançado no mês passado e iniciado na Creche Escola João Goulart. O objetivo é garantir a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. O projeto tem apoio do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.


A diretora da unidade, Neilce Faquer, falou sobre a importância do projeto que ajuda a levar conhecimento para os familiares dos alunos. “Eu gosto muito desse projeto. A saúde das crianças começa pela boca, e tem muita criança com cáries, necessitando de dentista, mas as famílias não têm instrução para ajudar na orientação. Com essa ação, nossas crianças entendem a importância da escovação após as refeições e ao acordarem, por exemplo, e, assim, eles podem ajudar a transmitir para os pais o conhecimento adquirido, levando bem-estar para a família toda”, destacou Neilce.


Renata informou que o serviço beneficiou os estudantes do Pré-2 e Pré-3 inicialmente. A próxima turma a ser contemplada será o 1º ano. Em seguida, haverá uma segunda etapa com aplicação de flúor.

“A prevenção e a promoção de saúde devem chegar a toda a população, mas a escola é um ótimo local para que isso aconteça, porque ali as crianças estão iniciando a formação também como cidadãos, estão em fase de crescimento e criando hábitos. Se conseguirmos inserir esses bons hábitos desde pequenos, elas vão levar para a vida inteira e ainda ajudarão a multiplicar para a família”, comentou. “Antes de tudo, explicamos que a saúde bucal faz parte da saúde geral, não são coisas separadas. Em seguida, vamos para a prática com a escovação supervisionada”, detalhou a dentista.







41 visualizações

Comments


bottom of page