Consultório odontológico para profissionais da Educação será implantado nesta quinta-feira




A partir desta quinta-feira (10), os profissionais da rede municipal de ensino contarão com consultório odontológico gratuito por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Os atendimentos aos servidores da Educação serão feitos em dias exclusivos na Policlínica do Servidor, Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61 - Parque Julião Nogueira. A implantação do consultório acontecerá às 14h30 desta quinta. Essa é mais uma medida da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) visando à valorização profissional.


De acordo com o diretor do Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Luiz Oliveira, serão ofertados serviços de clínica geral. As especialidades serão encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas que funciona na sede da SMS, antigo Centro de Saúde de Campos, na Rua Gil de Góes.


“É de grande importância a parceria entre a Seduct e o Departamento Odontológico. Dentro das nossas diretrizes, vamos oferecer tratamento odontológico restaurador e, também, priorizar as ações de Promoção de Saúde Bucal e Prevenção. Desta forma, vamos oferecer um tratamento completo à clientela definida pela Secretaria de Educação com profissionais capacitados. A Educação e a Saúde sempre andando de mãos dadas. Temos como princípio o cuidado com as pessoas no que concerne à sua saúde bucal e como consequência a saúde geral. É mais uma parceria de sucesso”, disse Oliveira.


Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, diversas ações implantadas desde o ano passado integram a política de valorização dos profissionais, como a elaboração de um novo processo seletivo com a convocação de centenas de professores substitutos; processo seletivo e convocação de mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva; projeto Diálogo com Educadores, aproximando os profissionais do ensino do secretário; projeto Secretário em ação, que ampliou o diálogo com os gestores escolares por meio de visitas às unidades; criação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), favorecendo um processo de construção de uma gestão democrática e colaborativa.


“Outras importantes medidas foram: pagamento de férias atrasadas a centenas de servidores públicos; retorno do pagamento da regência, após criação de nova lei; e a implantação do plantão de atendimento aos gestores, que acontece semanalmente na sede da Secretaria, com a presença do secretário, subsecretários e diretores de departamentos, a fim de aumentar a resolutividade e agilidade na resposta das demandas. Além disso, enviamos novo mobiliário para as escolas e creches; estamos reformando as unidades escolares; oferecendo dezenas de capacitações, por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais, que implantamos no ano passado; etc”, destacou.

O próximo passo, de acordo com Marcelo, será o enquadramento do Plano de Cargos e Salários, no que diz respeito à progressão vertical e horizontal dos servidores da Educação. “Também abrimos o processo de eleição de diretores escolares e vamos, ainda, apresentar, na Câmara Municipal, projeto de lei visando oportunizar aos professores a possibilidade de ampliar a carga horária de 25h para 30h semanais, a fim de aumentar o salário”, esclareceu.


A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, falou sobre a medida. “Essa é mais uma iniciativa importante, por meio de parceria entre a Saúde e a Educação, cujo foco é atenção à saúde dos profissionais da educação. A saúde bucal tem íntima relação com o nosso estado de saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo”, finalizou.


362 visualizações