top of page

Creche Rita Chardelli vai iniciar obras de reforma nas próximas semanas





A Prefeitura de Campos vai dar início às obras de reforma no imóvel que sedia a Creche Escola Professora Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli, no Centro, nas próximas semanas. Esse é um sonho antigo da comunidade, que será realizado este ano. Os cerca de 160 alunos estão acolhidos em outro imóvel na mesma rua, onde darão sequência aos estudos em 2023.



Há 20 anos na rede municipal de ensino, Poliana de Castro está há 7 anos na Creche Rita Chardelli, onde atua como diretora desde 2020 e foi reeleita para o cargo no final do ano passado para mais um biênio.



“O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli, desde a sua inauguração em 1989, já se encontra no seu quarto endereço e na sua terceira nomenclatura, sendo as últimas de nome Stiac e Dó, Re, Mi. O endereço próprio, localizado na rua Marechal Floriano, 281, Centro, foi interditado em 16/08/21 porque apresentava risco iminente de desabar. Sendo assim, essa obra nos traz uma expectativa enorme em mudarmos para um prédio escolar apropriado para atender às nossas crianças e funcionários que, há anos, sonham com essa realidade e que finalmente agora será possível”, explicou a gestora.




Todas as escolas e creches da rede municipal de ensino serão recuperadas. A estimativa de investimentos é na ordem de cerca de R$ 40 milhões de reais, entre reformas e manutenções, incluindo mão de obra e materiais. De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, o diferencial é que o pagamento das obras só é efetuado após a conclusão dos serviços.



Mais de 150 unidades já receberam ou estão recebendo intervenções, incluindo as obras, as manutenções e duas novas construções. Agora, a Seduct está investindo em construção de quadras esportivas em Escolas como Getúlio Vargas, Claudia Almeida e Conselheiro Josino. Já as manutenções têm caráter preventivo periódico e corretivo predial, tanto em prédios próprios quanto alugados.



“O processo está dividido por regiões, formando cinco lotes independentes, correspondentes às áreas geográficas específicas do município. Como a extensão territorial de Campos é muito grande, essa medida visa dar maior agilidade à resolução das demandas. Importante destacar que as manutenções são contínuas e podem ser realizadas mais de uma vez, em alguns casos, na mesma unidade, em função dos desgastes naturais e intensos provocados nesses imóveis públicos, pelo volume de pessoas circulando, o que gera mais problemas elétricos, hidráulicos, etc", explicou Marcelo.


De acordo com a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o primeiro lote dos cinco, citados pelo secretário, continha 40 unidades a serem reformadas, sendo que seis já tiveram as obras concluídas. Até o final de janeiro de 2023, mais 26 dessas estarão prontas para iniciar o ano letivo. “Essas unidades ficaram muitos anos sem manutenção, gerando um grande sucateamento. A Creche Rita Chardelli, por exemplo, estava muito prejudicada, e agora vamos garantir as melhorias necessárias para o bem-estar dos alunos e profissionais”, comentou.


261 visualizações

Comments


bottom of page