top of page

Criada na Finlândia, Plataforma Eduten começa a ser implantada na rede municipal




Criada na Finlândia, a Plataforma Eduten começou a ser implantada na rede municipal de ensino esta semana pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira, no Parque Eldorado, foi a primeira unidade a executar o programa, recebido com entusiasmo por alunos e educadores. O Eduten é um instituto com licença de ensino de matemática gameficada, usada mundialmente e com alto grau de aprovação, elaborada por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo.


A diretora da unidade, Neilce Faquer, explicou: "Começamos a utilizar a ferramenta nos próprios quadros de sala de aula, por entender a importância dessa nova ferramenta para trabalhar a matemática. Estamos aguardando a chegada dos tablets para que a plataforma seja utilizada para acompanharmos a evolução dos alunos e atender o objetivo do projeto".


O professor local da Eduten, Dyego Alves, comentou: “Aprender matemática assim é muito divertido e dinâmico. A eduten é uma ferramenta que vai potencializar tudo o que os alunos aprendem na matemática com a professora, que é uma pessoa indispensável para a aprendizagem”.





Pedro Henrique do 5º ano, aprovou: “A gente aprende de forma bem mais fácil e é ainda mais divertido”. Rayanne Vittória concordou: “Esse jogo vai me ajudar muito no conhecimento, porque eu tenho muita dificuldade com matemática, porém eu gosto muito de jogo. Então, vou aprender me divertindo ao mesmo tempo”. A professora Maria Ester destacou que “Vai ajudar a desenvolver mais habilidades para lidar com a matemática de forma lúdica”.


Já a professora Patrícia Monteiro acrescentou: “Os estudantes estão bem animados, tenho certeza de que vai agregar bastante no processo de aprendizagem deles”. Também lecionando no 5º ano, a professora Ana Júlia finalizou: “Acredito que vai ser uma plataforma muito interessante para auxiliar na aprendizagem dos alunos e vamos conseguir revisar os conteúdos e tudo o que foi feito em sala de aula”, apostou.


Diversas capacitações estão sendo ofertadas pela Seduct, iniciando pelos educadores das disciplinas de Matemática, Projeto de Computação, Projeto de Vida e Projeto Integrador. Na semana passada, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, também promoveu reunião com professores do 5º e 9º anos para tratar do assunto e orientar os profissionais.





De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, a matemática gameficada vai possibilitar ao aluno estudar a disciplina de um jeito lúdico, desafiador, motivador e criativo, dentro e fora da escola.


“Como é um modelo muito atraente, o nosso desafio é despertar esse interesse nos alunos. Temos que ser sensibilizadores dos nossos estudantes. Ninguém sonha com aquilo que não sabe que existe, vamos dar o caminho para que possam sentir interesse nesse estudo. Nas avaliações do Caed e Saeb a gente percebeu um déficit muito grande no aprendizado da matemática, por isso, estamos oferecendo esse incentivo”, acrescentou.





Os professores estão recebendo todo o suporte da equipe do Eduten que ajudam a incluir os alunos na plataforma, liberar acesso e ainda direcionar o conteúdo de acordo com as diretrizes pedagógicas. CEO da Pro4edu, distribuidora do Eduten Brasil, Patrícia Probst do Amaral disse que é com muita satisfação e animação que o programa entra nesta nova etapa na educação de Campos.


“A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está trazendo o método líder mundial no ensino da matemática, com prêmios internacionais da Unesco e Unicef para a realidade campista! O treinamento dos docentes foi, sem dúvida, uma parte significativa do processo de implantação do Eduten. Eles passam a ter acesso a esta ferramenta incrível, que os levará à diminuição das demandas operacionais, fazendo o trabalho se tornar muito mais estratégico e prazeroso para os alunos. Estamos muito confiantes no trabalho conjunto entre a Seduct e o Eduten Brasil para aprimorar a matemática em Campos dos Goytacazes”, afirmou.




113 visualizações

Comments


bottom of page