top of page

Crianças do Instituto Profissional São José se apresentam em Libras na Festa da Primavera




 

“Aquarela”, música imortalizada na voz de Toquinho, costuma emocionar quem ouve pela letra e ritmo. Agora, imagina apresentada por crianças e através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi o que a Escola Municipal Instituto Profissional São José, situada na Lapa, apresentou nessa quinta-feira (3), na Festa da Primavera com alunos do 2º ano.

Gestora da unidade, Fabíola Pires de Andrade contou que a apresentação em Libras surgiu porque a escola tem sete alunos com dificuldade na fala e baixa audição. Para que eles se sentissem incluídos, a mediadora Yvilyn Falcão formou um coral com o 2º ano, utilizando a Língua Brasileira de Sinais.


“O Instituto Profissional São José tem um compromisso firmado com todos os alunos e aqueles que possuem Necessidades Educacionais Especiais estão incluídos efetivamente. Na quinta-feira foi o dia da apresentação do 2º ano e como temos duas alunas com dificuldade na audição e fala resolvemos usar a Libras e foi emocionante.





A mediadora Yvilyn Falcão conta que ela ensaiou apenas dois dias e as crianças absorveram todo o ensinamento e emocionaram a todos que assistiram a apresentação. “Foi emocionante ver as crianças interagindo bem principalmente com a aluna que tem dificuldade auditiva. Foi lindo ver a inclusão de fato acontecer. Tenho 12 anos de magistério e é a primeira vez que, de fato, vejo a inclusão. Essa foi a primeira vez que participei de uma apresentação usando Libras e, com certeza, outras virão”, finalizou Yvilyn.


A Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.



Por Mariane Pessanha

Fotos: Dábila Velasco e Lais Robaina


2 visualizações

Comments


bottom of page