top of page

Criatividade: alunos de escolas municipais se preparam para avaliação Saeb



Alunos do 9° ano do ensino fundamental anos finais, do Ciep Custódio Siqueira, estão se preparando para os simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de uma forma diferenciada. Os professores de Matemática, Murilo Souza e Adriana Mota, estão fazendo a correção dos simulados em parceria, através de resolução compartilhada. Cada questão é resolvida por um professor e contando com a interação das duas turmas, aproveitando, assim, para trabalhar valores e princípios com as turmas enquanto preparam os mesmos para a prova oficial.


O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A prova acontece no final do ano.





Segundo Murilo, o simulado é um elemento crucial no processo educacional do ensino fundamental, sendo essencial para identificar áreas de dificuldade, ajudar no planejamento do estudo e, principalmente, fortalecer a confiança dos alunos, preparando-os para enfrentar com serenidade as provas oficiais. Além da correção, os professores passam dicas e apresentam diversas formas de resolução para que o aluno possa escolher o melhor método para chegar ao resultado esperado.

“O simulado serve como um instrumento de aprendizado e autoconhecimento. Através do simulado e, agora, a correção com o próprio professor, os alunos têm a chance de identificar seus pontos fortes e os conteúdos que precisam de mais atenção. Além disso, permite aos professores avaliar o desempenho de seus alunos e adaptar suas estratégias de ensino para melhor atender às necessidades de cada um”, explicou o professor.

Murilo pontuou que a gestão escolar e coordenação pedagógica apoiam a ação dos professores e incentivam toda equipe docente a fim de que ações pedagógicas aconteçam para que o ensino aprendizagem dos alunos aconteça de uma forma diferenciada. “Vale ressaltar que os alunos gostaram da experiência e estão ansiosos para as próximas correções”, finalizou.



109 visualizações

Comments


bottom of page