“Diversidade e Inclusão na Educação Infantil”. Esse é o tema da próxima quinta-feira (21) do próximo módulo do curso “Cuidadores na Educação Especial”, às 18h, de forma remota, via Meet. A capacitação é oferecida também ao público externo, ou seja, pessoas da comunidade que possuem Ensino Médio e desejam atuar como cuidadores. No sábado (23) a aula vai ser presencial, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), e o tema é “Introdução à Educação Infantil e Papel do Cuidador”.
Para este ano as vagas estão esgotadas. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai abrir um cadastro de reserva para os interessados que desejam colocar o nome na lista de espera de 2025.
A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, pontuou que a Secretaria vai realizar um novo Processo Seletivo para cuidadores no ano que vem, e essa pode ser uma oportunidade para melhorar a formação da comunidade. De acordo com ela, esse não é um curso fechado para servidores apenas.
“A Rede Municipal está ofertando um curso para preparar estudantes que finalizaram o Ensino Médio a ser um cuidador. Uma formação sólida, capacitando os profissionais para entender as necessidades de cada estudante de forma holística — não só cuidando do corpo, mas também promovendo o bem-estar emocional, psicológico e social. O papel do cuidador vai muito além de tarefas práticas do dia-a-dia. Ele é fundamental no apoio à dignidade e qualidade de vida das pessoas que necessitam de cuidados especiais, seja em situações de vulnerabilidade física, mental ou emocional. Por isso, a formação adequada desses profissionais não é apenas um diferencial, mas uma necessidade absoluta”, finalizou Talita.
E a programação continua na quarta-feira (27). O tema discutido vai ser “Ética e Profissionalismo na Prática de Cuidados na Educação (via Meet), às 18h. Na sexta-feira (29), “Comunicação Eficaz com Crianças (via Meet), às 18h. Encerrando o curso, segunda-feira (2), o tema escolhido foi “Desenvolvimento Emocional e Social da Criança” (via Meet), às 18h. O curso tem carga horária de 40 horas
Atualmente, a Rede Municipal conta com 319 cuidadores, além de mediadores. Entre as funções do profissional estão a de prestar atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas, como fisiológicas, higiene e afetivas.
PROGRAMAÇÃO:
09/11/24 - 8h - Segurança e Primeiros Socorros (presencial)
13/11/24 - 18h - Práticas de Higiene e Cuidados Básicos (presencial)
21/11/24 - 18h - Diversidade e Inclusão na Educação Infantil (via Meet)
23/11/24 - 8h - Introdução à Educação Infantil e Papel do Cuidador (presencial)
25/11/24 - 18h - Atividades Lúdicas e Recreativas (presencial)
27/11/24 - 18h -Ética e Profissionalismo na Prática de Cuidados na Educação (via Meet)
29/11/24 - 18h - Comunicação Eficaz com Crianças (via Meet)
02/12/24 - 18h - Desenvolvimento Emocional e Social da Criança (via Meet)
Por: Mariane Pessanha
Foto: PSE
Quando será o próximo curso?
Eu estou fazendo esse curso de cuidador na EFEM e estou amando, muito bom!