top of page

Curso de Gestão prossegue com palestrantes convidados no Trianon



Os cerca de 500 diretores e vice-diretores eleitos e reeleitos que participaram na manhã desta terça-feira (14), do Curso de Atualização em Gestão Escolar, no Teatro Municipal Trianon, receberam boas notícias. O secretário de Educação Ciência e Tecnologia Marcelo Feres, que abriu o evento, anunciou que a Secretaria já está realizando estudo para viabilizar a valorização do salário dos diretores e vice-diretores, atendendo a um pedido do prefeito Wladimir Garotinho durante a posse, realizada no início deste mês. Para a conclusão do estudo, o secretário pediu a ajuda dos gestores e vices.


“A ideia é constituir uma comissão para que, juntos, possamos criar e estudar as propostas apresentadas, pois temos diferentes realidades entre os gestores e tudo isso precisa ser analisado. Espero que esse grupo seja formado até o final desta semana para que, até o final deste mês, possamos enviar a proposta para o prefeito para que seja avaliada”, disse o secretário.


E as boas notícias não pararam por aí. O secretário também anunciou que a secretaria investiu mais de um milhão e oitocentos mil reais para a compra de material escolar para todo o ano letivo, a fim de atender aos 54 mil alunos da rede municipal de ensino, aproximadamente.


“Estaremos entregando, em breve, esses materiais nas unidades escolares e isso está sendo feito, porque tivemos como planejar essa aquisição e entregar o material para que as escolas possam trabalhar com tranquilidade”, ressaltou Feres.



Dando sequência ao curso de gestores, o secretário abordou os conceitos e a importância de ser gestor. Ele falou também sobre como a Educação estava no início do governo, como está atualmente, com os desafios e ainda sobre o Portal PAE.


“Hoje a gente precisa ter um pensamento digital e tecnológico e um dos principais desafios é o de preparar nossos alunos e as próximas gerações para um mundo digital, além de professores com boa formação e comprometidos com a aprendizagem dos estudantes. Entre os avanços, temos a política de inclusão e estamos contratando novos mediadores, além da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI). Formamos parcerias com universidades para que possamos aperfeiçoar nossos conhecimentos e criamos uma Escola de Formação, entre outros destaques”, disse o secretário.


A segunda palestra da manhã foi realizada pelo professor PHD, doutor Carlos Henrique Medeiros de Souza, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Ele falou sobre “Gestão Escolar e seus desafios”.


Carlos Henrique é pós-doutor em Sociologia Política - PPSP/UENF; Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ); Mestre em Educação, pós-graduação em gerência de informática e pós-graduação em produção de software (UFJF) e Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), além de Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF) desde março de 2008.


O professor falou sobre a importância de ser gestor. “Sou professor, mas me apaixonei pela gestão. Eu percebi durante esse tempo de trabalho que o gestor sozinho não faz nada. Ele é o técnico de um time e eu tenho um conselho para todos vocês: Não leve para o cargo de gestor as frustrações que tinha em sala de aula. O gestor é mais que alguém que só comanda uma escola. É um pai que perdoa e um ser sensível, que deve analisar o que deu certo e errado anteriormente e buscar o melhor. Então, revejam seus valores e conceitos, olhe para as pessoas de forma diferente. Ser gestor vai ser o maior desafio de todos vocês”.




A CAPACITAÇÃO


A capacitação, que continua nessa quarta-feira (16), é direcionada a diretores e vice-diretores eleitos e reeleitos e integra as ações previstas no Edital nº 08/2022, que regulamentou o processo eleitoral. Estiveram presentes no evento a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão, e o subsecretário de Gestão Operacional Nilo Manhães.


Rita Abreu anunciou o curso de capacitação mensal, que vai começar dia 4 de abril. “Hoje está sendo mais uma etapa através do Curso de Gestão e, a partir do próximo mês, iremos estar ainda mais próximos. Os subsecretários, juntos com os diretores, vão passar as informações sobre Leis, Portarias e tirando as dúvidas que, porventura, esses profissionais possam ter na gestão das escolas”, esclareceu a subsecretária.


6 visualizações

Comments


bottom of page