top of page

Curso de primeiros socorros será ampliado para os pais de alunos nas creches municipais




O curso de primeiros socorros ministrado pela Faculdade de Medicina de Campos nas creches municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, vai entrar em uma nova etapa. A partir deste segundo semestre letivo, não apenas os profissionais que atuam nas creches serão contemplados. Os pais de alunos da educação infantil também passarão a receber as orientações dos acadêmicos de Medicina, ampliando o número de pessoas beneficiadas e que poderão ajudar a salvar vidas.



"A partir das próximas semanas, a gente vai treinar não somente os funcionários, mas os pais das crianças também. Estamos avançando para a 2a etapa do Projeto Lei Lucas nas Creches e Escolas Municipais. Dessa forma, se necessário for, eles estarão aptos para realizarem manobras e procedimentos na sua casa e nas comunidades ondem residem. Assim, em caso de engasgo, convulsão, trauma craniano, parada cardiorrespiratória, choque elétrico e queimaduras, por exemplo, eles poderão previnir maiores danos a esses eventos e podendo salvar vidas", afirmou Igor Leal Pena, coordenador das ações. Ele é enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, e professor da Faculdade de Medicina.



O curso visa possibilitar que os profissionais e pais consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos.




Dezenas de unidades escolares foram contempladas com a capacitação. Na sexta-feira (4), foi a vez da Creche Jardim Ceasa. Ainda neste mês de agosto, seria visitadas as creches Dr. Getúlio Vargas e do Parque Califórnia. Em setembro, o projeto avançará para as Creches do Parque Imperial e Parque Jóquei Clube.



A diretora da Creche Escola Jardim Ceasa, Poliana da Mata Ribeiro Ramos, falou sobre a parceria. "Foi de grande importância para toda equipe da nossa Creche receber o curso de primeiros socorros. Foi um diferencial pois nos possibilita prestar adequadamente o socorro de forma imediata. Gratidão ao professor Igor e toda sua equipe", disse.



Professora na unidade, Euziani Machado acrescentou: "Tivemos acesso a informações básicas sobre como agir em situações de risco como: perda de consciência, infarto, engasgo, entre outras. Acreditamos que com as informações passadas pelo professor Igor e sua equipe poderemos ajudar pessoas dentro ou fora de nossa unidade", destacou.



Educação em Saúde





Um segundo projeto em parceria com a Faculdade também segue a todo vapor. Trata-se do projeto de Educação em Saúde que orienta os pais dos estudantes a respeito da prevenção de doenças e aborda temas como higiene das crianças, sistema reprodutivo das mulheres, cuidados com as verminoses, importância do uso corretos dos medicamentos, prevenção à leptospirose, doenças respiratórias, vacinação infantil e calendário vacinal, combate ao aedes aegypti e cuidados com a dengue, zika e chikungunya, entre outros assuntos.



Na semana passada, o projeto visitou a Creche do Novo Jóquei. Este ano, Creches como José Eduardo Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena, de Custodópolis, Santa Cruz, Jardim Ceasa, Professora Joelma Figueiredo (Fundão) e de Dores de Macabu também já receberam as equipes.

89 visualizações

Yorumlar


bottom of page